Norte do Paraná

Postado dia 10/11/2016 às 10:08:44

Sistema Regional de Inovação envolve cinco municípios do Norte do Paraná

Nesta sexta-feira, dia 11, será lançado em Jacarezinho o Sistema Regional de Inovação (SRI) do Norte Pioneiro do Paraná, um projeto que tem como objetivo principal promover o desenvolvimento sustentável da região por meio do fomento à tecnologia e inovação, criação de novas oportunidades e empregos, e atração de investimentos. O programa, realizado pelo Sebrae/PR e mais 24 parceiros, abrange cinco municípios: Jacarezinho, Santo Antônio da Platina, Bandeirantes, Andirá e Cambará.

O consultor do Sebrae/PR em Jacarezinho, Odemir Capello, lembra que a região possui várias instituições de ensino superior com cursos voltados para a tecnologia, por isso o SRI foi criado para transformar o Norte Pioneiro em referência no incentivo à inovação. “É uma importante vertente que várias regiões do Brasil têm apostado e tido sucesso”, destaca. Ele reforça a importância da união das várias entidades no projeto, que vão desde universidades, governos, empresas até a sociedade civil, para que o objetivo principal seja alcançado.

O analista de desenvolvimento tecnológico do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), Luciano Gilberto Bernardes, diz que a entidade dispõe de um parque tecnológico que poderá abrigar novas empresas de tecnologia e inovação. O Tecpar também conta com uma Incubadora Tecnológica, a Intec, onde uma startup já é atendida. “O Norte Pioneiro ainda é uma região esquecida politicamente. As oportunidades de emprego para os nossos jovens são muito escassas e todos os índices de desenvolvimento são muito baixos. Temos muitos ativos de tecnologia aqui e precisamos aproveitá-los”, aponta.

O diretor da Agência de Inovação e Propriedade Intelectual (AITEC) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp), André Luís Andrade Menoli, destaca a importância de fazer uma integração maior entre a academia e as empresas e indústrias da região. “Isso vai ajudar bastante na identificação de problemas e de demandas por pesquisas”, diz. O papel da universidade no projeto, segundo ele, será auxiliar as companhias no desenvolvimento de produtos inovadores e na melhoria dos serviços, para que elas se tornem mais competitivas no mercado.

“Hoje, a produtividade do Norte Pioneiro está muito focada na cana e indústria de alimentos. Ao investir em tecnologia, além do baixo impacto ambiental, aumentaremos a empregabilidade na região, situada num ponto estratégico”, avalia o diretor de ensino, pesquisa e extensão do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Campus Jacarezinho, Rafael Ribas Galvão. Ele lembra que o IFPR possui grade curricular voltada para o empreendedorismo, tecnologia e inovação do ensino médio à graduação e que os jovens que se formam na instituição poderão aproveitar as novas oportunidades abertas a partir do projeto.

O gerente executivo das unidades Senac de Jacarezinho e Santo Antônio da Platina, Antenor de Matos Pinheiro, afirma que a escola profissional também pode contribuir muito com o SRI. “O Senac não poderia ficar de fora de um programa dessa importância”, diz. Segundo ele, para 2017 está previsto o lançamento de mais um curso técnico na região, o de informática para internet. Ele afirma que a tecnologia da informação já faz parte do processo de ensino e aprendizagem da instituição.

O presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná, Darci Piana, destaca que inovação é um dos pilares do planejamento da entidade, por isso, ela não poderia deixar de apoiar uma iniciativa tão importante como a criação de um Sistema Regional de Inovação. “O desenvolvimento tecnológico do Norte Pioneiro interessa a todos os paranaenses, porque significa o desenvolvimento do próprio Paraná”, justifica.

Lançamento- O Sistema Regional de Inovação do Norte Pioneiro do Paraná será lançado nesta sexta-feira, dia 11, a partir das 9 horas, no escritório do Sebrae em Jacarezinho, que fica na rua Coronel Figueiredo, 749.

Parceiros- O SRI é uma realização do Sebrae/PR; Uenp; IFPR; Faculdade do Norte Pioneiro (Fanorpi); Universidade Norte do Paraná (Unopar); Tecpar; Instituto Ambiental do Paraná (IAP); Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR); Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos do Norte Pioneiro (AEANP); Comitês Gestores da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas; Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Norte Pioneiro (Cacenorpi); Emater; Fiep Sesi Senai; Fecomércio-PR; Senac; Prefeituras de Jacarezinho, Santo Antônio da Platina, Bandeirantes, Andirá e Cambará; Associação Comercial e Empresarial de Jacarezinho (Acija); Associação Comercial e Empresarial de Santo Antônio da Platina (Acesap); Associação Empresarial de Bandeirantes (Aciab); Associação Comercial e Empresarial de Cambará (Acec); Associação Comercial e Empresarial de Andirá (Acead).


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br