Norte do Paraná

Postado dia 21/11/2016 às 05:30:50

Governo estadual garante obras em centro cirúrgico de Wenceslau Braz

Uma reunião entre o prefeito eleito de Wenceslau Braz, Paulo Leonar (PDT), e o secretário estadual de Saúde, Michele Caputo, terminou com a garantia de que o governo do Estado irá liberar R$ 900 mil para a reconstrução do centro cirúrgico do Hospital São Sebastião, único do município. A reunião aconteceu recentemente em Curitiba.

A negociação para a liberação da verba acontece há praticamente dois anos, porém questões burocráticas travam o envio do dinheiro para o hospital.

Vale lembrar que o antigo centro cirúrgico do Hospital São Sebastião foi demolido há quase três anos depois de ser interditado pela vigilância sanitária. Desde então moradores de Wenceslau Braz que precisem de qualquer tipo de procedimento cirúrgico são encaminhados para municípios vizinhos.

“A maioria dos prefeitos e gestores que vêm aqui pedem apenas por recursos. O Paulo Leonar pediu por capacitação para ele e para toda a equipe para poder gerir bem os recursos que está pleiteando. Esse é um diferencial muito grande que trará a Wenceslau uma gestão técnica e competente”, elogia Michele.
“Já entramos em contato com a diretoria do hospital e com a 19ª Regional de Saúde de Jacarezinho para resolver a questão documental. Se tudo der certo já em 2017 esse recurso será liberado e Wenceslau finalmente voltará a ter um centro cirúrgico”, projeta o secretário.

Para Paulo Leonar a garantia pessoal por parte de Michele Caputo pela liberação do recurso é o primeiro passo de uma nova realidade da saúde pública de Wenceslau Braz. “Nós não vamos dormir enquanto esse recurso não for liberado e a reconstrução do centro cirúrgico tiver início. Nossa saúde precisa e terá uma transformação completa, mas não tem como pensar nessa mudança tão grande sem um hospital com condições adequadas de atender nossa população, por isso a importância dessa reunião”.

O prefeito eleito ainda comemora a garantia da verba. “Acredito que hoje o grande sonho de todo morador de Wenceslau na área da saúde é a reconstrução do centro cirúrgico e ter a garantia que esse recurso vai sair, e que pode sair até o meio do ano que vem, deixa todos nós muito felizes e com esperanças de melhoras o mais rápido possível no atendimento à população que precisa dos serviços de saúde”.

DESCENTRALIZAÇÃO DO CISNORPI

Na oportunidade outra pauta discutida foi a possibilidade da descentralização dos serviços do Cisnorpi (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro), que atualmente acontecem integralmente em Jacarezinho.

“Nossa previsão é de desafogar o Cisnorpi com a descentralização de algumas especialidades para Wenceslau, isso obviamente depois que nosso centro cirúrgico já estiver reconstruído. Colocamos essa possibilidade para o Michele e ele gostou muito da ideia e também garantiu que dará total apoio em mais esse sonho da nossa gestão”, pontua Paulo Leonar.

ATENÇÃO PRIMÁRIA

Redobrar a atenção a atenção primária no atendimento de saúde é a “prioridade interna” da gestão de Paulo Leonar. “Muitas vezes temos um sistema afogado porque nossa atenção primária não acontece da maneira correta, e isso traz um efeito bola de neve. Se melhorarmos nossa atenção primária, e vamos buscar isso de forma imediata ao assumirmos a prefeitura, todo o sistema de saúde também melhora”, avalia.

“Debatemos muito isso com o Michele durante nossa reunião e ele deu grandes ideias que serão colocadas em prática e terão todo apoio do governo do Estado”, finaliza o prefeito eleito.

do NP Diário


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br