Política

Postado dia 07/12/2016 às 16:31:14

Maria Victoria apresenta projeto em homenagem à comunidade ucraniana

Nesta terça-feira, 6, no Palácio Iguaçu, a deputada Maria Victoria (PP) apresentou a autoridades e representantes da comunidade ucraniana o projeto de lei que insere no calendário oficial de eventos do Paraná o Dia da Irmandade dos Cossacos, do município de Prudentópolis.

Na ocasião, foram celebrados os 125 anos de imigração ucraniana no Paraná e os 25 anos de independência da Ucrânia. Participaram do evento o embaixador da Ucrânia no Brasil, Rostyslav Tronenko, a embaixatriz Fabiana Tronenko e o cônsul honorário do Paraná, Mariano Czaikowski, entre outras autoridades e lideranças.

De acordo com o projeto, a data será comemorada anualmente no período pascal. Na justificativa, a deputada lembra que, em Prudentópolis, durante os dias que precedem a Páscoa, na Igreja Matriz de São Josafat, é tradição a realização da adoração ou vigília ao Santo Sudário – Plasthynytya – o qual é guardado e vigiado pelos cossacos.

Maria Victoria reforçou a importância da Irmandade dos Cossacos e da cultura ucraniana em Prudentópolis, e lembrou que o período pascal é aguardado por descendentes ucranianos da região, pois é quando acontecem os mais importantes rituais da cultura ucraniana.

“Quando os imigrantes ucranianos vieram para o Brasil, muitos dos seus costumes, hábitos e rituais realizados em sua terra natal continuaram servindo como base cultural na nova pátria”, destacou Maria Victoria, que afirmou que a iniciativa é fundamental para preservação da identidade ucraniana no Brasil.

do Fábio Campana


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br