Norte do Paraná

Postado dia 31/01/2017 às 17:40:39

Protesto de professores tem baixa adesão em Jacarezinho

Um grupo de 11 professores ocupou na manhã desta terça-feira, dia 31, a frente do prédio do Núcleo Regional da Educação (NRE) de Jacarezinho para protestar contra do Governo do Paraná. Segundo um dos líderes do movimento, o presidente da APP Sindicato, de Jacarezinho, professor Nilton Aparecido Stein, que também é vereador pelo PT os atos são contra o que os dirigentes sindicais denominaram de “resolução da maldade” e que diminui a quantidade de horas-atividade dos professores, além de punir com perda de aulas aqueles que tiveram atestados médicos no ano passado.

Stein explica que professores que ficaram impossibilitados por problemas de saúde e que comprovaram o afastamento mediante apresentação de atestado médico receberão punição por conta das ausências em sala de aula. “A classificação desses professores vai cair e eles ainda correm o risco de não pegar aulas extraordinárias esse ano”, acusa o líder sindical petista.

Ele também acrescenta que, por conta de contenção de despesas, o Governo do Paraná deixará de contratar cerca de 7 mil professores em Processo Seletivo Simplificado (PSS), em 2017, que são os contratos temporários, feitos sem a realização de concurso público. Ele exemplifica que, com isso, alguns professores terão aumento no número de turmas para lecionar. “No meu caso, que sou professor de Filosofia, ao invés de sete turmas, como eu atendia até o ano passado, vou passar a lecionar para oito turmas”.

Perguntado se houve aumento da carga horária, o professor diz que não, mas que a hora-atividade – tempo disponível para preparo das aulas e de correção de atividades e provas será diminuída. “Esse tempo é importante para o professor preparar aulas, estudar e se qualificar para ensinar os alunos”, aponta. Atualmente, a cada 20 aulas, os professores têm 7 horas-atividade, quando ausente da sala de aula, prepara o conteúdo a ser lecionado e corrige atividades e provas. Pela proposta, o Governo quer reduzir de 7 para 5 as horas-atividades.

Quanto à contratação de professores, no ano passado, segundo o presidente da APP Sindicato, o Governo do Paraná contratou 37 mil educadores em regime PSS e, neste ano, serão contratados 7 mil a menos. “O Governo quer cortar despesas na Educação, onde menos se aconselha esses cortes”, lamenta.

O presidente da APP Sindicato de Cambará, professor Paulo Fonseca observa que os cortes no orçamento da Educação vão prejudicar a qualidade do ensino público no Paraná. “A contratação de mais professores e a manutenção das horas-atividade não é despesa, é investimento”, avalia.

Uma viatura da Polícia Militar permaneceu no local, mas não foi necessária nenhuma intervenção.Uma chuva fina de manhã também contribuiu para a baixa adesão.


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br