Norte do Paraná

Postado dia 06/02/2017 às 21:20:43

Eleição para prefeito em Quatiguá deve acontecer em 2 de abril

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) deve confirmar durante sessão plenária da corte quarta-feira, 8, a data da nova eleição para prefeito de Quatiguá. O presidente do Tribunal, desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira incluiu na pauta da plenária de quarta-feira a escolha da data do pleito, no seu primeiro dia na presidência da corte. Além de Quatiguá, as eleições extemporâneas devem acontecer na mesma data em Foz do Iguaçu, Pirai do Sul e Nova Laranjeiras.

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral há ainda outros 16 municípios paranaenses onde podem ocorrer novas eleições, porém a decisão de uma data para o pleito depende de análise do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A nova eleição em Quatiguá foi marcada porque o vencedor do pleito em outubro de 2016, o ex-prefeito Efraim Bueno de Moraes (PMDB), teve os seus votos considerados nulos pela Justiça Eleitoral. Moraes, que administrou a cidade entre 2005 e 2012, foi condenado em duas ações por improbidade administrativa, mas mesmo assim conseguiu o seu registro e disputou a eleição. O segundo colocado foi o então prefeito à época, Luiz Fernando Dolenz (PSDB). Também disputaram o pleito o então presidente da Câmara de Vereadores, Leila Salvi, o vereador Ariovaldo Robles e Raquel Daldegan.

Com a decisão da Justiça Eleitoral, o presidente da Câmara de Vereadores, Josué de Pádua Melo (PMDB), aliado de Moraes acabou assumindo a prefeitura no dia 1º  de janeiro. Ele segue no cargo até a posse do novo prefeito que pode ser marcada ainda no mês abril.

Com a notícia da sessão que define a data da nova eleição, pelo menos duas lideranças já manifestaram interesse em disputar o cargo. O primeiro foi o ex-prefeito Luiz Fernando Dolenz, que concorreu à reeleição, disse que se for confirmada a nova eleição, será candidato novamente. “O problema é apenas o prazo, que se for 2 de abril mesmo, teremos que pouco tempo para a campanha, mas faremos tudo o que a lei permitir”, disse salientando que espera que a decisão da realização de novas eleições seja divulgada oficialmente, o mais breve possível pelo TRE.

Outra liderança que manifestou interesse em disputar a eleição é o assessor especial da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), Esmael de Carvalho (PROS). Ele disse que pretende conversa em breve com outras lideranças, inclusive de outras siglas, e que vai colocar seu nome à disposição. “É um momento delicado para a cidade. São projetos pessoais colocados em consulta. É preciso oferecer um projeto que seja dirigido para a população, especialmente que mais precisa da administração municipal”, disse o Carvalho. “É hora de novos nomes, outras propostas. Chega de atraso. Quero contribuir com minha cidade”, encerrou.

Esmael de Carvalho pretende conversar com lideranças e colocar seu nome à disposição.

do Tá No Site


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br