Política

Postado dia 09/02/2017 às 03:16:59

Eleições em 2 de abril em Foz, Piraí do Sul, Nova Laranjeiras e Quatiguá

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) definiu para o dia 2 de abril novas eleições municipais para a escolha de prefeito e vice em quatro cidades do Paraná. A decisão aprovada por unanimidade em sessão na tarde desta quarta-feira (8) é válida para Foz do Iguaçu, no oeste, Nova Laranjeiras, na região central, Piraí do Sul, nos Campos Gerais, e Quatiguá, no norte.

A data foi proposta pelo novo presidente do TRE, Adalberto Jorge Xisto Pereira. Na sessão foram definidos também, entre outros, os prazos para as convenções dos partidos, oficialização de candidaturas, propaganda eleitoral e a diplomação.

Segundo o TRE, as novas eleições custarão R$ 600 mil. Destes, R$ 500 mil somente a de Foz do Iguaçu.

Ainda de acordo com a decisão, poderão votar os eleitores em situação regular e com domicílio eleitoral no respectivo município até o dia 2 de novembro de 2016.

Veja como fica o calendário para as novas eleições nas quatro cidades:

- 13 a 17 de fevereiro: convenções partidárias para a definição das coligações e nomes de candidatos;
- 20 de fevereiro: registro das candidaturas por partidos ou coligações na zona eleitoral responsável até as 19h;
- 23 de fevereiro: prazo para o registro das candidaturas individuais;
- 21 de fevereiro a 1º de abril: propaganda de rua;
- 27 de fevereiro a 31 de março: horário eleitoral gratuito e debates;
- 2 de abril: eleições
- 7 de abril: prazo limite para a prestação de contas das candidaturas
- até 20 de abril: diplomação dos prefeitos e vices eleitos.

 

Eleições suspensas
Em Foz do Iguaçu, o resultado das eleições de outubro de 2016 foi anulado após a impugnação da candidatura do ex-prefeito Paulo Mac Donald (PDT) por improbidade administrativa. Desde o dia 1º de janeiro, a presidente da Câmara de Vereadores, Inês Weizemann (PSD), está no comando da administração municipal interinamente.

Em Novas Laranjeiras, o Tribunal de Contas do Estado reprovou as contas do prefeito reeleito Eugênio Milton Bittencourt e indeferiu a candidatura dele e do vice. A prefeitura está a cargo do presidente da Câmara, Altamiro Scheffer (PSB).

Na região dos Campos Gerais, a candidatura do prefeito eleito Antônio El-Achkar (PTB) foi impugnada por conta de uma viagem feita ao Japão e à China em 2009, segundo a chapa contrária, sem a devida prestação de contas. O presidente da Câmara, Márcio Flávio da Silva (PMB), assumiu temporariamente o Executivo.

Já em Quatiguá, o ex-prefeito Efraim Bueno de Moraes (PMDB) foi impedido de assumir o cargo depois de reeleito por conta de duas ações de improbidade administrativa por irregularidades cometidas em 2011. Também de forma interina, Josué de Pádua Melo (PMDB) assumiu a prefeitura da cidade.

Outros 16 municípios estão com a situação eleitoral em análise pelo TRE-PR e ainda não tem data para o novo pleito. São elas: Colorado, Guaraqueçaba, Ivaiporã, Moreira Sales, Cambará, Congonhinhas, Cruzeiro do Iguaçu, Diamante d'Oeste, Jaguariaíva, Marilena, Quarto Centenário, Reserva do Iguaçu, São Pedro do Iguaçu, Nova América da Colina, Nova Fátima e Primeiro de Maio.

do G1


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br