Assaí

Postado dia 21/02/2017 às 02:27:47

Assaí terá que rediscutir terceirização do hospital e do lixo

Se quiser novamente fazer a terceirização dos serviços de coleta do lixo e ainda do hospital municipal, a administração Acácio Secci (PPS) terá que discutir com a comunidade de Assaí (PR), e principalmente com a Câmara de Vereadores, sobre os termos de futuras parcerias.

A nova realidade surge a partir de votação ocorrida durante sessão ordinária do Poder Legislativo local.

Na noite desta segunda-feira (20), por unanimidade, em primeira e única votação, vereadores revogaram leis que autorizavam o município a terceirizar o gerenciamento do hospital público, a coleta de lixo e o serviço de transporte de estudantes.

As três leis datavam dos meses finais de 2004, sancionadas pelo então prefeito Mário Sato. Tais normas legais possibilitaram que, a partir do começo de 2005, o prefeito da época Michel Angelo Tuti Bomtempo, assinasse contrato com as empresas Saneamento Ambiental e Transporte de Resíduos - Sanetran (coleta de lixo), Transtim (transporte de alunos da rede municipal) e Instituto de Saúde Pró-Vida (para gerenciamento do hospital).

Parceria com o Instituto Pró-Vida terminou no segundo semestre de 2013, quando a administração Luiz Alberto Vicente, do PSDB (2013/2016) contratou a empresa Atual Médica Gestão de Saúde Ltda, de Quintandinha (PR). Então entre uma empresa e outra, finalmente a gestão Acácio Secci (PPS) acabou contratando, em janeiro de 2017, o C.I.S. - Centro Integrado em Saúde Ltda, em caráter emergencial, pelo prazo de 90 dias, "podendo ser prorrogado caso devidamente justificado".

No caso do transporte de alunos, o ex-prefeito Luiz Alberto Vicente já havia acabado com a terceirização ainda em 2013, e rompido contrato com a Transtim.

Após vários termos aditivos, segue ainda a parceria com a Sanetran. No entanto, projeto de lei aprovado em 20 de fevereiro de 2017, nesta segunda-feira, proíbe novas renovações daquele contrato, ficando então o município obrigado a realizar licitação.

Na avaliação do vereador Waldenei Cebolinha Simões (PR), autor dos três projetos de lei aprovados pela Câmara Municipal, o município deve fazer algumas exigências ao discutir novamente a terceirização do hospítal municipal e do serviço de coleta de lixo.

Principal reclamação versa sobre o fato de a Sanetran trazer para Assaí o lixo recolhido em São Sebastião da Amoreira, e a população local não ganhar algo a mais com isso. Discute-se ainda o valor da taxa de coleta de lixo paga em Assai.

Além de matérias envolvendo hospital municipal, coleta de lixo e transporte de alunos, quarto projeto de lei apresentado pelo vereador Cebolinha - e aprovado por unanimidade - refere-se à derrubada de cobrança pela utilização de praças esportivas públicas. 

PARA SABER MAIS:

Vereadores derrubam cobrança por uso de praças esportivas


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br