Norte do Paraná

Postado dia 22/02/2017 às 13:18:16

Proposto por Alex Canziani, Biênio da Matemática promove o raciocínio lógico

Entre 1º de janeiro de 2017 e 31 de dezembro de 2018, acontece o  Biênio da Matemática "Gomes de Sousa".

Nesse período, o Brasil sediará a IMO - Olimpíada Internacional de Matemática (de 12 a 23 de julho de 2017, no Rio de Janeiro) e o ICM - Congresso Internacional de Matemáticos (de 1 a 9 de agosto de 2018, também no Rio), eventos de grande destaque na área de matemática e de ciências em geral.

O projeto foi uma iniciativa do deputado Alex Canziani, para quem, a realização dos eventos internacionais de matemática é uma excelente oportunidade para promover o ensino e a cultura da matemática no país.

O Biênio da Matemática foi inicialmente lançada pela Frente Parlamentar Mista da Educação da Câmara dos Deputados, presidida por Alex Canziani (PTB-PR), e ainda pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), que tem como presidente Marcelo Viana.

Na segunda-feira (20), Canziani e Viana prestigiram o lançamento do Biênio da Matemática, durante evento em Curitiba (PR).

Segundo Canziani, "que a gente aproveite esses dois anos para que a gente possa disseminar para a sociedade brasileira a importância, a necessidade, a beleza que a matemática é. É fundamental para a vida do cidadão ter noção da matemática e saber matemática. Que a gente faça desses dois anos uma grande demonstração da importância da matemática, da formação de professores para que a gente possa melhorar a educação brasileira."

O diretor do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, Marcelo Viana, afirmou que o objetivo do biênio é mostrar que a matemática ajuda na formação da cidadania e é importante para o desenvolvimento econômico do país.

O nome dado ao biênio é uma homenagem a "Souzinha", ou Joaquim Gomes de Sousa (1829-1864), político e matemático maranhense, pioneiro no estudo da matemática no Brasil.

É a primeira vez, em 110 anos de realização, que o Congresso Internacional de Matemáticos acontece no hemisfério sul.


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br