Notícias

Postado dia 24/02/2017 às 23:24:41

Japão quer que empregados saiam mais cedo e se divirtam

Autoridades do Japão criaram uma campanha para estimular as empresas a liberarem seus funcionários mais cedo na última sexta-feira de cada mês. Nas Sextas-Feiras Premium, os japoneses poderão deixar o escritório às 15h para fazer compras, beber com os amigos ou passear com a família.

Em uma cultura marcada pela dedicação ao trabalho, a tarde livre deve representar uma mudança de comportamento – e nos gastos dos japoneses, assim espera o governo da terceira maior economia do planeta. O objetivo da proposta é justamente estimular o consumo para impulsionar a economia japonesa.

A campanha também visa reduzir os altos índices de suicídio e morte relacionadas ao estresse profissional. Cerca de 2.000 pessoas se suicidam anualmente no país em função de problemas na carreira, de acordo com o governo japonês, enquanto muitas outras mortes por infarto, derrame e outras causas também estão associadas ao excesso de trabalho.

Os japoneses associam o tempo que passam dentro da empresa ao sucesso profissional. Muitos jovens trabalhadores permanecem no escritório até tarde seguindo a tradição de nunca sair antes de seus superiores, e a Sexta-Feira Premium pretende mudar esse estilo de vida.

O Ministério da Economia japonês informou que pelo menos 130 empresas confirmaram a participação nesta primeira Sexta-Feira Premium, entre elas as gigantes Honda, Mitsubishi e Suntory.

Para dar o exemplo, o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, afirmou que pretende usar a tarde livre da Sexta-Feira Premium para meditar em um templo antes de assistir a um concerto.

Ver imagem no Twitter

 


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br