Assaí

Postado dia 14/03/2017 às 21:50:38

O que pode encontrar pela frente o novo secretário de Saúde de Assaí

Nos próximos dias, o prefeito Acácio Secci (PPS) deve anunciar o nome do novo secretário municipal de Saúde de Assaí (PR). A vaga era ocupada pela fisioterapeuta Lilian Dalete Siqueira Vieira, que pediu exoneração em 07 de março de 2017.

Oficialmente ainda não se tem nome do novo escolhido, mas, em tal tarefa, a administração municipal deveria observar alguns critérios.

Necessariamente não há necessidade de atuação e formação na área de Saúde para ocupar tal cargo. Exemplo vem da atuação do então ministro da Saúde, José Serra (31/03/98 a 20/02/02), e de seu sucessor, o economista Barjas Negri (21/02/02 a 31/12/02) que, mesmo não sendo da área, conseguiram fazer um bom trabalho no governo federal.

Vale observar também a experiência do empresário Edimar Aparecido Pereira dos Santos (PTB), atualmente em seu terceiro mandato como prefeito de Santa Cecília do Pavão (PR), que chegou a responder pela 18ª Regional de Saúde de Cornélio Procópio, mesmo não sendo da área médica.

Como segundo critério, aguarda-se que o novo secretário municipal tenha residência em Assaí. Em função da dedicação exclusiva ao cargo e da demanda excessiva por parte da população, tal gestor deve acompanhar de perto a rotina da saúde, pois daquele também se espera uma atuação rápida em casos de emergência e de anormalidade.

O novo secretário municipal de Saúde deve ainda se pautar por uma atuação firme, e não ser suscetível a pressões. Devido às várias contratações de empresas para comandar principalmente o Hospital Municipal nos últimos anos, há necessidade de o novo gestor realizar auditoria, bem como fazer levantamento de todos os gastos na área da Saúde, de forma a tornar mais eficiente o gasto público naquele setor.

Em função da escassez de recursos do erário municipal, requer daquele gestor a busca de verbas dos governos estadual e federal, por meio de diferentes programas, projetos e ações.

Como quinto critério a ser observado na mencionada nomeação pela administração municipal, espera-se que o novo secretário de Saúde tenha articulação política e conhecimento suficiente de forma a agilizar encaminhamento de pacientes de Assaí para outros centros. Portas abertas com gabinetes de alguns deputados tem se mostrado de grande importância.

PARA SABER MAIS:

Empresa contratada por hospital de Assaí em 2013 na mira da Polícia Federal


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br