Cidades em Destaque

Postado dia 18/03/2017 às 23:50:05

Telêmaco Borba, a 'Capital Nacional do Papel', comemora 53 anos

Telêmaco Borba, também conhecida como a "Capital Nacional do Papel", comemora 53 anos de emancipação político-administrativa, na terça-feira (21). A cidade com mais de 76 mil habitantes, segundo dados do IBGE 2016, fica localizada na região dos Campos Gerais do Paraná.

Segundo registros da prefeitura, durante a 2ª Guerra Mundial, em 1941, o presidente da época, Getúlio Vargas, conduzia um país dependente de importações, o que tornava a compra de produtos estrangeiros escassos e caros.

Foi aí então que o Vargas notou que o país deveria ser autossuficiente na produção de diversos itens, entre eles, o papel - que viria a ser o símbolo da indústria de Telêmaco Borba. A fabricação do produto ficou responsável pela Indústrias Klabin do Paraná Papel e Celulose S/A (IKPC).

O local para a construção das empresas foi pensado em uma área do sertão paranaense, onde não tivesse casas e nenhum quilômetro de estradas de rodagem.

Entretanto, mesmo em um lugar sem nada, havia uma vantagem: a existência de grande volume de matéria-prima para a fabricação de papel.

O primeiro núcleo operacional, que criou a infraestrutura da fábrica de papel, fixou-se na região central da Fazenda Monte Alegre e recebeu a denominação de Lagoa.

O local onde era construída a unidade de fabricação de papel ficava a 13 quilômetros da Lagoa, às margens do Rio Tibagi e Harmonia. Em seguida, foi construída uma barragem no Rio Harmonia com capacidade de cinco milhões de metros cúbicos de água limpa, abastecendo a indústria.

Reconhecimento da cidade
Em 1947, o diretor administrativo das IKPC, Horácio Klabin, determinou a alteração do mapa do estado do Paraná, construindo uma nova cidade, porque já existiam vários núcleos habitacionais na fazenda de Monte Alegre.

Para a indústria, era muito caro manter todas as pessoas que trabalhavam na usina dentro da fazenda. Além disso, o local já não comportava tanta gente.

Klabin ainda notou que várias moradias clandestinas estavam sendo construídas do outro lado do rio. Então, resolveu do lado oposto da fábrica criar um loteamento de 300 alqueires de terra, que foi nomeado "Mandaçaia" e, mais tarde, batizado de "Cidade Nova".

Emancipação e nome
Uma das primeiras estruturas da fábrica de papel, que fixou na região central da Fazenda Monte Alegre (Foto: PMTB/ Divulgação)Entre os anos de 1960 e 1964, várias discussões tratavam a favor da emancipação da Cidade Nova de seu município de origem, Tibagi. Entretanto, somente em 21 de março de 1964, o governador da época, Ney Aminthas de Barros Braga, sancionou uma lei que deu origem ao município de Telêmaco Borba, tendo como o primeiro prefeito, Péricles Pacheco da Silva.

O nome Telêmaco Borba é uma homenagem ao coronel Telêmaco Enéias Augusto Moracines Borba, que atuou como desbravador, colonizador, colecionador e escritor na região do Vale do Tibagi.  Porém, antes desse ser escolhido, outros foram cogitados: Papelândia, Klabinópolis e Monte Alegre do Paraná.

Turismo
Em 2010, Telêmaco ficou entre os sete municípios selecionados para o processo de validação do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável que engloba Curitiba, Região Metropolitana e Campos Gerais (PDITS-CRMCG).

Segundo o plano, a média geral da cidade ficou em 26,2,  a segunda melhor avaliação, ficando somente atrás de Ponta Grossa, também nos Campos Gerais do estado, com 29,8.

Confira algumas das atrações
Bondinho: tem capacidade de 32 passageiros por cabine, ligando a sede do município de Telêmaco Borba ao Bairro de Harmonia. Ele passa sobre o Rio Tibagi e tem altura de 76 metros.

O bondinho da Klabin liga Telêmaco Borba à  Monte Alegre (Foto: Paraná Turismo/ Divulgação)
 
O ''bondinho da Klabin'' liga Telêmaco Borba à Monte Alegre (Foto: Paraná Turismo/ Divulgação)
 
 

Parque Ecológico Samuel Klabin: lá dentro, os visitantes podem usufruir do Museu da Fauna e da Flora e do Centro de Interpretação da Natureza Frans Krajcberg, onde tem uma trilha ecológica com uma extensão de três mil metros, com pontes, rios e cachoeiras, além do criadouro de animais silvestres para fins científicos que foi implantado em 1991, tendo como objetivo a reprodução de espécies nativas da Fazenda Monte Alegre.

Dentro do parque também é possível conhecer o Museu da Fauna e Flora (Foto: Sandra Wichert/ Arquivo pessoal)
 
Dentro do parque também é possível conhecer o Museu da Fauna e Flora (Foto: Sandra Wichert/ Arquivo pessoal)
 
 

Casa do artesão: no local, são vistas principalmente a confecção de peças e materiais em madeira, em couro, fio, lã, vidro, bordados, reciclados, pinturas em tela e em tecido.

No local, vários produtos feitos com a fita tusa, que é derivada de um material reciclado de resíduo da indústria papeleira, podem ser encontrados (Foto: PMTB/ Divulgação)

Além disso, possuem produtos feitos com a fita tusa, que é derivada de um material reciclado de resíduo da indústria papeleira.

Programação festiva
A secretaria de Cultura, Esportes e Recreação (SMCER) do município prepara quatro dias de eventos, gratuitos, para a população em comemoração ao aniversário da cidade. As festividades começam no sábado (18) e se estendem até terça-feira (21).

Os eventos são realizados ao lado do Instituto Federal do Paraná (IPFR), e deve ter estrutura com praça de alimentação e dois palcos para shows. No Palco Cidade, cantores da região devem se apresentar. Já o Palco Brasil é destinado para artistas nacionais. No local também deve ter uma arena de rodeio, parque de diversões e show pirotécnico.

Além disso, na área esportiva também deve ter a Corrida Rústica 53 anos de Telêmaco Borba, no domingo (19), a partir das 9h, em frente à Praça da Casa da Cultura.

Confira a programação
Sábado (18)
14h: abertura oficial pelo prefeito Dr. Marcio Matos
16h: Palco Cidade - Rhuama Pacheco
20h: Palco Cidade - Blindagem
23h: Palco Brasil - Fred e Gustavo

Domingo (19)
16h: Palco Cidade - Rodrigo e Rafael
20h: Palco Cidade - Julião Boêmio
23h: Palco Brasil - Bruna Viola

Segunda (20)
20h: Palco Cidade - Julião Boêmio
23h: Palco Brasil - Revelação

Terça (21)
16h: Palco Cidade - Brendo Carneiro
18h: Palco Cidade - Rafael Ribeiro
20h: Palco Brasil - Thiago Brado
21h: Palco Brasil - Robinson Monteiro

do G1


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br