Norte do Paraná

Postado dia 31/03/2017 às 02:40:56

Professora da Uenp é coautora de livro publicado na Espanha

A professora doutora Nerynei Meira Carneiro, do curso de Letras-Espanhol da Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp) - campus de Jacarezinho - é coautora do livro "O Monstro Fantástico – Visões e Perspectivas", lançado pela Universidade Autônoma de Barcelona, na Espanha. A obra é uma seleção de textos que fazem uma análise de como os monstros são vistos na literatura, teatro, cinema, séries de televisão e, até mesmo, em jogos de videogame. 

"A elaboração do monstruoso ficcional aponta para complexidades estéticas e diferenciados suportes, muitas vezes, ignorados pelos estudiosos. Por isso, carecia de análises críticas profundas e rigorosas sobre o lugar que o fantástico e o monstruoso ocupam em recentes produções artísticas no cenário mundial," explica a professora. 

"Este livro pretende refletir, dentre outros enfoques, sobre os possíveis efeitos que os monstros provocam no leitor contemporâneo, por meio de um específico trabalho com a linguagem. Além disso, leva-nos a pensar nos prováveis significados do fantástico ao homem moderno que, a despeito de viver em uma era de avanços científicos e tecnológicos, depara-se, constantemente, com desafios e situações ameaçadoras," destacou. 

No livro, a professora realizou o estudo o "Realismo Fantástico e Brasilidade em Seres Monstruosos de Monteiro Lobato". Além da professora Nerynei Carneiro, única brasileira na publicação, o livro, organizado pelo professor doutor David Roas, conta ainda com outros 19 pesquisadores que analisam as obras de autores como Howard Phillips Lovecraft e Tim Burton (Estados Unidos), Julio Cortázar (Argentina) e Miguel Ángel Zapata (Peru), dentre outros. 

"Essa publicação é de grande importância para mim, enquanto coordenadora do projeto de pesquisa ‘Letramento Literário e Narrativa do Insólito no Ambiente Escolar’ e pesquisadora do Grupo de Pesquisa, Leitura e Ensino, na linha de pesquisa Leituras do Insólito, da Uenp, uma vez que divulgo conhecimentos geridos no grupo e compartilho saberes com outros estudiosos. Também fiquei feliz ao saber que instituições de ensino norte-americanas já estão interessadas no livro. É uma satisfação muito grande fazer parte desse projeto", partilhou Nerynei. 

O livro está à venda apenas em espanhol e nas grandes livrarias on-line internacionais como o Amazon.com e o Casadellibro. O e-book da publicação já está disponível. Ainda não há previsão de publicação no Brasil.

da Folha de Londrina


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br