Assaí

Postado dia 31/03/2017 às 04:45:23

Olhando para o distrito Pau d' Alho, lembro-me de Voivres e Skive

A Secretaria Municipal de Obras e Serviços anuncia a realização de limpeza, capina e roçagem no distrito Pau d'Alho do Sul, em Assaí (PR).

Todavia, quando penso naquele distrito, lembro-me rapidamente então de Voivres, o vilarejo no nordeste da França, situado no departamento de Vosges, na região de Lorraine.

A comparação serve para acalentar a alma, ao imaginar que uma pequena localidade também pode ser bem cuidada e desenvolvida.

No Brasil, porém, cidades pequenas - assim como distritos e seções rurais - são sinônimos "de-onde-o-progresso-ainda-não-chegou", da falta de desemprego, da ausência de oportunidades, de uma juventude inteira que se vai.

Ainda em 2008, pensamento semelhante já havia me consumido por um instante, durante visita à cidade de Skive, de aproximadamente 20.000 habitantes, localizada na região de Midtjylland, na Dinamarca.

Ficava então imaginando como fazer também de Assaí, uma cidade limpa, organizada, de futuro, com pleno desenvolvimento sócio-econômico.

Ainda em Voivres, de 330 habitantes, o prefeito Michel Fournier buscou oferecer moradias para atrair famílias para sua comunidade, evitando assim o fechamento da única escola daquela localidade.

Caminho semelhante deve seguir lideranças políticas de Assaí, no Norte do Paraná, em busca de geração de emprego, de forma a conter o contínuo êxodo de sua população rumo a grandes centros.


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br