Política

Postado dia 03/04/2017 às 17:46:54

Foz, Quatiguá, Piraí do Sul e Nova Laranjeiras elegeram novos prefeitos

Chico Brasileiro (PSD) venceu as eleições suplementares para prefeito de Foz do Iguaçu (Oeste) neste domingo (2) com 69.469 votos, o que corresponde a 56,35% dos votos válidos. O candidato eleito havia disputado o pleito em outubro de 2016 e ficou em primeiro lugar depois que o mais votado, Paulo Mac Donald Ghisi (PDT), teve a candidatura indeferida pela Justiça Eleitoral por improbidade administrativa. 

Chico Brasileiro, que tem como vice Nilton Bobato (PCdoB), concorreu com outros cinco candidatos. O segundo mais votado foi Phelipe Mansur (Rede), com 38.039 votos, o equivalente a 30,85% dos votos válidos. Além de Foz do Iguaçu, outros três municípios paranaenses tiveram eleições suplementares no domingo: Quatiguá (Norte Pioneiro), Piraí do Sul (Centro-Oriental) e Nova Laranjeiras (Centro-Sul). No restante do Brasil, as eleições ocorreram em mais oito municípios de Santa Catarina, São Paulo, Rondônia, Sergipe e Pernambuco. 

A votação foi encerrada às 17 horas e pouco mais de uma hora depois o resultado das eleições nos quatro municípios paranaenses havia sido divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral. Dos 166.226 eleitores de Foz do Iguaçu, 26.224 não compareceram às urnas. Somadas as abstenções aos 7.029 votos brancos e aos 9.683 nulos, chega-se a quase 26% do eleitorado. 

A homologação de Chico Brasileiro deve acontecer até 20 de abril, conforme o calendário estipulado pelo Tribunal Regional Eleitoral ele deve assumir o cargo até 1º de maio. Pela frente, o prefeito eleito terá o desafio de sanear as contas do município e restabelecer a confiança da população com o Executivo. Foz do Iguaçu passou por períodos turbulentos na administração no ano passado, com o afastamento do então prefeito Reni Pereira (PSB), preso pela Polícia Federal durante a 4ª fase da Operação Pecúlio, que investiga um suposto esquema de corrupção envolvendo a Prefeitura e a Câmara Municipal de Foz do Iguaçu. Com o afastamento de Reni, assumiu a prefeitura a vice, Ivone Barofaldi (PSDB), que encerrou o mandato em 31 de dezembro de 2016. Desde 1º de janeiro, a prefeitura vinha sendo comandada interinamente pela presidente da Câmara Municipal, a vereadora Inês Weizmann (PSD). 

"Em primeiro lugar, quero unir forças que querem o bem da cidade para que façamos um equilíbrio nas contas públicas e buscar resgatar a confiança da população e a credibilidade junto aos fornecedores, prestadores de serviço e investidores. Quero mostrar a eles que vamos iniciar um novo ciclo na administração pública, com transparência", disse Chico Brasileiro, logo após a divulgação do resultado das eleições. 

O prefeito eleito destaca a saúde como o setor prioritário na sua administração. "A saúde é o maior desafio. O sistema de saúde de Foz do Iguaçu está destroçado, foi destruído. Não existe hoje um SUS que funciona. Tem um SUS no papel, mas não tem médicos, exames, o básico para a população. Precisamos trabalhar imediatamente para resgatar a confiança dos que precisam, é necessário um sistema que pense nas pessoas, na eficiência e nos resultados", afirmou. 

Questionado sobre de que forma espera obter recursos, Chico Brasileiro disse que primeiro irá revisar todos os contratos existentes e ver em que é possível economizar. "Em cima dessa economia vamos investir prioritariamente na saúde." 

Chico Brasileiro já foi vereador em Foz do Iguaçu por dois mandatos (2000 e 2004), vice-prefeito em 2008 e secretário municipal de Saúde. Em 2014 foi eleito deputado estadual, com 50.930 votos. 

NORTE PIONEIRO

Luiz Guilherme Bannwart/Divulgação - Eleita em Quatiguá, Adelita do Efraim (PTB) será uma das mais jovens a comandar uma prefeitura no País

Em Quatiguá, apenas dois candidatos disputavam as eleições e a vencedora foi Adelita do Efraim (PTB), de apenas 25 anos de idade. Ela obteve 2.777 votos válidos, o que corresponde a 56,55%. Fernando da Farmácia (PSDB), que tentava a reeleição, teve 2.134 votos (43,45%). Adelita é filha do ex-prefeito Efraim Bueno de Moraes (PMDB), eleito no pleito de outubro, mas impedido de assumir o cargo por ter a candidatura indeferida em razões de ações por improbidade administrativa referentes a irregularidades cometidas em 2011. Desde 1º de janeiro, a prefeitura de Quatiguá vinha sendo comandada de forma interina pelo vereador Josué de Pádua Melo (PMDB). 

"A eleição foi bastante acirrada, foi uma vitória muito batalhada, mas a população confiou em mim e no meu plano de governo", disse a candidata eleita, que será uma das figuras políticas mais jovens a comandar uma prefeitura no País. Apesar de não ter experiência política anterior, Adelita reforça que é contadora com especialização em conta eleitoral e atua como coordenadora de campanha. 

A prefeita eleita sabe que terá dificuldade de dissociar sua imagem a de seu pai, Efraim, mas afirma que terá sua própria forma de administrar a cidade. "Meu pai tem uma tradição muito grande em Quatiguá e sempre vão ligar meu nome ao dele, mas eu vou administrar de uma forma a me sobressair. A prioridade é retomar a credibilidade na saúde de Quatiguá, que se perdeu e acalmar os ânimos da população." 

CENTRO

Em Piraí do Sul, o candidato Zé Sandrini (PHS) venceu as eleições, com 5.776 votos, o que representa 40,86% dos votos válidos e uma vantagem de 767 votos sobre o segundo colocado, Tim (PSD), que teve 5.009 votos (35,44%). Em outubro passado, Antônio El-Achkar (PTB) foi eleito prefeito, mas teve o registro impugnado por ter feito uma viagem ao Japão e à China em 2009, quando era prefeito, sem que fosse feita a prestação de contas. A viagem custou R$ 19 mil e segundo o Tribunal Superior Eleitoral, teria sido paga com recursos públicos. Em 1º de janeiro, assumiu o Executivo o presidente eleito da Câmara Municipal, Márcio do Gás (PMB), que concorreu às eleições suplementares deste domingo, mas ficou em terceiro lugar, com 2.768 votos (19,58%). 

No município de Nova Laranjeiras, quem irá assumir a prefeitura é Lineu (PPS), que disputou o cargo com Altamiro Braga (PMDB). O novo prefeito obteve 3.283 votos (52,74%) e seu opositor teve 2.942 votos (47,26%). As eleições suplementares no município foram convocadas depois que Eugênio Milton Bittencourt (PT), eleito em outubro, teve o registro de sua candidatura indeferido pela Justiça Eleitoral por rejeição das contas públicas. Lineu assumirá o lugar do prefeito interino Altamiro Scheffer (PSB).

por Simoni Saris, da Folha de Londrina


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br