Norte do Paraná

Postado dia 25/04/2017 às 22:30:26

Cambará inicia programa Crianças Saudáveis, Futuro Saudável

Na semana passada a Prefeitura de Cambará promoveu a capacitação em Hortas para professores da Rede Municipal de Ensino e atividades para alunos do 5º ano como parte do Programa Crianças Saudáveis, Futuro Saudável, iniciado em setembro de 2016, eque tem término previsto para junho de 2018.

O Programa Crianças Saudáveis, Futuro Saudável é uma iniciativa da INMED Brasil, instituição sem fins lucrativos, existente há 23 anos, patrocinada pela Fundação General Mills, e pela UNITED WAY WORLD WIDE.

Em Cambará, o programa tem o apoio da prefeitura, através das Secretarias Municipaisda Educação e Cultura, e da Saúde,, além do Centro Estadual de Educação Profissional Mohamad Ali Hamzé.

O objetivo do Programa é desenvolver a conscientização das pessoas especialmente crianças, aprendendo a viver de forma equilibrada, consumindo alimentos saudáveis praticando atividades físicas, e higienização. "O simples lavar de mãos antes de se alimentar, pode representar uma vida saudável.A escovação dos dentes, a troca de alimentos como biscoitos e bolachas porfrutas e legumes, são práticas importantes para a nossa saúde. Mudar hábitos para o adulto não é fácil. Mas a criança, além de mudar o próprio hábito,leva muitas vezes os pais a mudarem também. Por isso estamos trabalhando este Programa com os alunos da primeira infância, dos Centrosde Educação Infantil, até o 5º ano do Ensino Fundamental", diz Nízia Fantinelli, coordenadora do Programa em Cambará.

Nizia foi uma das professoras selecionadas pela Secretaria Municipal da Educação e Cultura no ano passado, quando Cambará foi procurada pela INMED para desenvolver o Programa. Ela já vinha colocando em prática projeto sobre Meio Ambiente no Programa Agrinho, em parceria com a professora Marileil za Lupion.

A capacitação em formação de hortas aos professores foi ministrada pelo técnico agrícolada INMED - Brasil, Braz Eustáquio, e teve ainda a presença da coordenadora da instituição, Damiana Angrimani Bonamigo. Participaram das atividades, Thiago de Souza, engenheiro agrônomo do CEEP - Agrícola; Jaqueline Rodrigues Ferreira Bernardelli, nutricionista do município e Diego Domingues, secretário municipal da Saúde.

No dia 19, os alunos do 5º ano, e da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) Mensageiros de Luz, como forma de explorar a importância da higienização bucal, compreender praticas de hábitos saudáveis, reforçar a necessidade de se ter uma alimentação saudável e variada, além de desenvolver o conhecimento sobre exercícios físicos por meio da dança e dos esportes praticadas na praça Dr. Miguel Dinizo. Também houve teatro de fantoches, que apresentou história sobre alimentação saudável. Houve ainda, dança e alongamento, demonstração de exercício prático de higienização bucal, e os estudantes conheceram o que é uma pirâmide alimentar.

O Programa não promove formação apenas para professores, mas também,para agentes comunitários de saúde, enfermeiros, profissionais que manipulamos alimentos nas escolas e as merendeiras.

do Tá No Site


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br