Norte do Paraná

Postado dia 21/05/2017 às 14:48:26

Projeto leva ensino de libras a escolas de Siqueira Campos

Uma iniciativa inédita por parte da direção da Escola Municipal Ana Montanha Cézar em parceria com o Lar Do Menor Siqueirense tem se destacado em Siqueira Campos.

Chama-se “Comunicação Sem Barreiras” e, na prática, a professora de Libras, Jú Freitas, e a diretora Sílvia Adriana, ambas especialistas na área, visitam a instituição uma vez por semana para ensinar Libras para as crianças.

Esse é um projeto de interação, onde embora não haja crianças com deficiência auditiva na instituição, nas escolas onde eles estudam existem crianças surdas e a medida que eles aprendem a Linguagem Brasileira de Sinais, isso facilita a comunicação deles com os demais alunos que possuem deficiência auditiva, ou seja, é interessante para que  saibam conversar com os demais e para os estudantes de estabelecimentos de ensino que possuem esse tipo de deficiência aumenta consideravelmente o número de colegas com quem podem interagir, inclusive fora do ambiente escolar.

Por parte do Menor Siqueirense, tanto o presidente da instituição, João Carlos Planet do Amaral, quanto a diretora, Roseli Almeida, afirmam que “essa iniciativa é mais uma que vem somar ao que o Lar tem oferecido, buscando oportunizar uma aprendizagem de qualidade e ampliando o conhecimento com inserção social”.

A língua brasileira de sinais (Libras) é a língua de sinais (língua gestual) usada pela maioria dos surdos dos centros urbanos brasileiros e reconhecida por Lei. A Libras não é a simples gestualização da língua portuguesa, e sim uma língua à parte.


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br