Norte do Paraná

Postado dia 28/05/2017 às 01:29:17

MP cumpre 21 mandados por fraudes e desvio de verbas em consórcio

 

O Grupo Especializado na Proteção ao Patrimônio Público e no Combate à Improbidade Administrativa (Gepatria), com o apoio do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) e a Polícia Militar, cumpriu nesta sexta-feira, 26, dez mandados de busca e apreensão e outros onze de condução coercitiva em vários endereços de Pinhalão, Tomazina, Tibagi e União da Vitória. Os mandados foram autorizados pela juiz Oto Luiz Sponholz Junior, da comarca de Tomazina, a pedido do Ministério Público Estadual que investiga uma série de fraudes em licitação e desvios de recursos públicos no Consórcio Intermunicipal para Aterro Sanitário (CIAS) que tem sede e escritório administrativo na prefeitura de Pinhalão.

De acordo o MP, os mandados de busca e apreensão recolheram documentos e computadores na própria prefeitura, em empresas e nas residências do ex-prefeito e ex-presidente do CIAS, Claudinei Benetti, que também foi conduzido a prestar depoimento. Além dele, também foram alvos de condução coercitiva a mulher de Benetti, Karine Gassnar, assim como o ex-chefe de gabinete da prefeitura Sidnei Bueno, considerado o braço direito do ex-prefeito no esquema. O contador do Município, Celso Gimenes, que também realizava a contabilidade do consórcio, foi preso em flagrante por posse irregular de arma de fogo.

De acordo com a investigação liderada pelo Gepatria, os alvos dos mandados são acusados de irregularidades cometidas no consórcio, notadamente, fraude em licitação, desvio de verbas públicas, emprego irregular de servidores públicos do Município de Pinhalão. Conforme a denúncia do Ministério Público, as fraudes foram cometidas durante a gestão do ex-presidente Claudinei Benetti, que mesmo após deixar o cargo, continuava dando as cartas dentro do CIAS. Benetti também é investigado por associação criminosa e peculato.

A operação

A operação desencadeada pelo Gepatria e Gaeco teve o apoio do 2º Batalhão de Polícia Militar, com sede em Jacarezinho, além da Polícia Civil. As buscas começaram nas primeiras horas da manhã na casa e nas empresas dos suspeitos.

Na Prefeitura da Pinhalão, os servidores que chegavam para trabalhar foram surpreendidos pela movimentação de policiais e promotores. Até por volta das 16 horas nenhum servidor pode entrar na prefeitura, a não ser com autorização dos promotores. A operação também cumpriu mandos em uma das empresas do ex-prefeito Claudinei Benetti.

Os investigados foram encaminhados para prestar depoimentos nas delegacias de Tomazina e Ibaiti.

Participaram da operação os promotores de Justiça Kele Cristiani Diogo Bahena, coordenadora do Gepatria em Santo Antônio da Platina, Anderson Osório Resende, Joel Carlos Beffa, Fabrício Muniz Sabage, José Roberto Manchini, Ricardo Fonseca Basso, Juliana Ribeiro Gonçalves e André Luiz Bortolini, coordenador do Gepatria de União da Vitória.

A expectativa é que a promotora Kele Bahena conceda no começo da próxima semana uma entrevista coletiva para explicar e comentar a operação.

do Tá No Site


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br