Assaí

Postado dia 06/06/2017 às 19:42:07

Agricultores têm vantagens em aderir ao programa Prosolo

No Dia Mundial do Meio Ambiente, 05 de junho, cerca de 600 pessoas, entre produtores rurais, estudantes e técnicos, de mais de 50 municípios participaram, em Apucarana (PR), do lançamento do programa integrado de conservação de solo e água do Paraná (Prosolo).

De Assaí, participaram o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Sérgio Munhoz, os vereadores José Andrade dos Santos (PSB), Juliana da Silva (PSB) e Minoru Takazaki (PSB), Valter Lúcio Teixeira da Silva e engenheiro agrônomo Maurício Massayuki Gondo, ambos da Emater, e ainda o presidente do Sindicato Patronal Rural, Mamoru Kogio, e Alício Maria, da Codapar. O encontro contou com a presença do secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, do vice-prefeito de Londrina e atual secretário municipal, João Mendonça.

O programa tem por objetivo difundir as boas práticas de conservação do solo e da água, para garantir a sustentabilidade da produção agrícola paranaense.

PARCERIA - O programa nasceu de uma iniciativa de produtores rurais que tiveram prejuízos com a corrente El Niño, entre o final de 2015 e início de 2016, quando ocorreram chuvas acima do normal. Eles se assustaram com os danos provocados no solo e viram nisso uma ameaça à manutenção das altas produtividades nos próximos anos. 

DECRETO - Um dos objetivos do programa é recuperar áreas com erosão, problema que voltou a aparecer com força nas propriedades nos últimos anos. Segundo dados da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, 30% das propriedades paranaenses sofrem com o processo de erosão nos mais diversos níveis.

A adesão do produtor ao Prosolo é voluntária. Decreto do Governo do Estado prevê vantagens ao proprietário que aderir ao programa. O prazo de adesão vai até o fim do mês de agosto. 


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br