Norte do Paraná

Postado dia 10/07/2017 às 00:35:38

Projeto social proporciona oportunidades para quem sonha com a carreira

Um projeto social iniciado há quase 30 anos em Ribeirão Claro com o objetivo de formar cidadãos, comprova aquela máxima de que se investir na educação de crianças e adolescentes é literalmente acreditar no futuro. Fundada em julho de 1989, a Associação Atlética dos Menores Ribeirão-Clarenses atualmente acolhe 140 meninos com idades entre 7 e 17 anos, que aprendem diariamente conceitos éticos e morais por meio do esporte. Do projeto audacioso criado por um ex-jogador profissional da cidade para ensinar futebol aos jovens atletas vieram os resultados da persistência. Recentemente, três esportistas da entidade assinaram contrato com clubes de renome no cenário nacional e no exterior. 

Tudo começou com o ex-zagueiro Carlos Luiz Pinheiro da Silva, com passagens por clubes do Paraná e de São Paulo, hoje com 44 anos, mentor do projeto apresentado à comunidade com a proposta de evitar que crianças e adolescentes carentes do município se envolvessem com a marginalidade. "Meu objetivo era ensinar futebol em contraturno escolar para evitar o contato dessas crianças com as drogas e a criminalidade. Aconselhá-los, saber como é o comportamento de cada um fora do campo, o desempenho escolar, pois muitos deles não têm nenhuma estrutura familiar, e aprender conceitos básicos como o respeito, a importância do trabalho em conjunto e responsabilidade é essencial para a formação como cidadão", explica.

Divulgação - Atualmente, 140 meninos com idades entre 7 e 17 anos são atendidos pela Associação Atlética dos Menores Ribeirão-Clarenses

Atualmente, 140 meninos com idades entre 7 e 17 anos são atendidos pela Associação Atlética dos Menores Ribeirão-Clarenses

O projeto teve o incentivo dos moradores, apoio político e emplacou. Hoje é acompanhado à distância por seu fundador, que apesar de ausente continua contribuindo para o sucesso da entidade. Pinheiro, como é conhecido em Ribeirão Claro e no meio futebolístico, hoje mora em Nápoles, na Itália, onde cuida da carreira do sobrinho Leandro Henrique, 19 anos, formado na Associação Atlética dos Menores Ribeirão-Clarenses. O atleta, que em 2016 foi campeão sul-americano com a seleção brasileira sub-17, é um dos três jogadores que aprenderam as lições de cidadania e souberam valorizar a oportunidade que o esporte lhes proporcionou. "São atletas que terão um futuro brilhante pela frente, pois aprenderam a caminhar com os pés no chão, sem se deslumbrar com o sucesso. Humildade, maturidade e disciplina, conceitos básicos para a vida", pondera Pinheiro. 

Além de Leandro Henrique, que na tarde de ontem iniciou o calendário esportivo pelo Napoli, no Sul da Itália, outros dois atletas da associação assinaram contratos com equipes profissionais. Matheus Bianchi, 18 anos, está defendendo o Londrina Esporte Clube, e Matheus Santana, também de 18 anos, o Granada da Espanha. 

NOVO COMANDANTE 

Atualmente, quem comanda as aulas de futebol de salão e de campo na Associação Atlética dos Menores Ribeirão-Clarenses é o também ex-jogador de futebol Eberval Antônio Marques, 43 anos, que auxiliou Carlos Luiz Pinheiro da Silva no projeto durante 13 anos. "Eu e o Pinheiro atuamos juntos como profissionais de futebol, e depois voltamos a nos encontrar neste projeto maravilhoso que dá oportunidades a crianças e adolescentes carentes. É gratificante ver o entusiasmo desses meninos com o esporte ao invés de estarem nas ruas", assinala Marques. "Mesmo tendo se afastado para cuidar da carreira profissional de seu sobrinho e auxiliar os outros dois atletas que se profissionalizaram, o Pinheiro está constantemente em contato com a entidade, e isso faz toda a diferença no sucesso da continuidade do projeto", complementa. 

As aulas ocorrem de segunda a sexta-feira no Ginásio Municipal de Esportes 'Tonhão', e no Estádio Municipal Pérola do Norte.

APOIO 

A assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Ribeirão Claro informou que o Executivo, por meio da Secretaria de Turismo, Meio Ambiente, Esportes e Lazer e também da Secretaria de Educação e Cultura, apoia e incentiva o projeto oferecendo a infraestrutura necessária e transporte para a participação dos atletas em competições regionais e interestaduais, além de garantir boa parte do material esportivo utilizado pela entidade.

Arquivo Pessoal - Leandro Henrique, que aprendeu as técnicas do futebol na associação, defendeu a seleção brasileira sub-17 em 2016, mora na Itália onde integra a equipe do Napoli

Leandro Henrique, que aprendeu as técnicas do futebol na associação, defendeu a seleção brasileira sub-17 em 2016, mora na Itália onde integra a equipe do Napoli 

por Luiz Guilherme Bannwart, da Folha de Londrina


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br