Notícias

Postado dia 02/08/2017 às 01:11:07

Saiba qual a melhor idade para ter filhos

Qual o melhor momento para ter filhos? Do ponto de vista biológico, segundo os cientistas, a fertilidade diminui progressivamente ao longo da vida, tanto para mulheres quanto para homens, então o tempo pode ser um inimigo. No entanto, o planejamento familiar não depende apenas desse quesito – fatores sociais e econômicos também têm um papel importante na decisão. Saiba qual a melhor idade para começar uma família, de acordo com cinco especialistas de diferentes áreas em entrevista à rede britânica BBC.

Questão biológica

Pensando do ponto de vista biológico, a melhor idade para engravidar é entre os 25 e 29 anos. Nessa idade, a mulher tem menos risco de complicações na gravidez e no pós-parto.

Porém, segundo Sarah Matthews, ginecologista e especialista em fertilidade no Hospital Portland, no Reino Unido, essa informação não é tão disseminada. Geralmente, as aulas de educação sexual focam apenas na prevenção da gravidez e poucos sabem sobre a fertilidade.

“Às vezes, recebo mulheres de 48, 49 anos que chegam à consulta com um novo companheiro, mas, como a menstruação delas está um pouco irregular, querem entender o que está acontecendo. E ficam completamente chocadas quando eu digo que elas estão entrando na menopausa e, por isso, já não podem mais ter filhos”, contou Sarah à BBC.

Questão social

Apesar do fator biológico, de acordo com Melinda Mills, socióloga da Universidade de Oxford, quem escolhe ter filhos mais tarde acaba se beneficiando mais. Há estudos que mostram que filhos de mulheres mais maduras têm um desenvolvimento cognitivo e nível educacional melhores – o que está mais atrelado a questões socioeconômicas.

“Entendo e concordo com a perspectiva biológica, mas, pela perspectiva demográfica, o que vemos nos estudos é que, quando os casais retardam a formação de uma família, há um aumento de renda para eles de cerca de 10% por cada ano postergado. Isso é notável”, explicou Melinda.

Para a especialista, considerando essa perspectiva, a melhor idade para se ter filhos seria por volta dos 30 anos, quando as pessoas começam a ter maior estabilidade financeira e experiência no mercado de trabalho.

Perspectiva de gênero

Já para Sophia Walker, líder do Partido da Igualdade das Mulheres no Reino Unido, nunca há um momento ideal para ter filhos. A situação da mulher na sociedade, segundo ela, caso não seja resolvida, sempre será um empecilho.

A diferença salarial e de responsabilidade em relação ao filho entre homens e mulheres têm grande impacto sobre a decisão de ter filhos. “Existem barreiras estruturais que fazem com que ter filhos seja uma decisão muito, muito difícil. Pensava que teria muitas opções e, depois que tive filhos, descobri que não era assim, tudo se tornou muito pior. E nenhum dos homens com quem eu trabalho parece viver os mesmos problemas na paternidade.”, disse Sophia, que também é mãe.

Perspectiva demográfica

Analisando dados demográficos, a idade ideal para ter filhos também não existe. “Acho que a melhor resposta para isso é: quando você se sentir pronta”, disse Heather Joshi, especialista em demografia econômica da Universidade de Londres. “Não acredito que há muitas mulheres com menos de 20 anos de idade que estejam prontas como as de 30. Mas as mulheres com 30 anos enfrentam a questão biológica, de ser mais difícil engravidar conforme ficam mais velhas.”

Além disso, casais jovens ou não costumam discutir sobre filhos ou possuem expectativas diferentes sobre o assunto e acabam por retardar a gravidez.

 

Planejamento familiar

No entanto, a questão vai além da preparação para receber um filho. Outra pergunta frequente é quantos filhos a família poderá ter em determinada idade. De acordo com uma pesquisa feita na Holanda, se uma mulher tem 90% de chance de ter três filhos, ela precisa tentar o primeiro ainda aos 23 anos – se ela quiser ter dois, por volta dos 27. Já se o casal deseja ter um filho único, segundo o estudo, a mulher pode tentar quando tiver 32 anos.

de VEJA


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br