Cidades em Destaque

Postado dia 05/01/2018 às 12:18:47

Conheça Castro, a 'Cidade Mãe" do Paraná, com 240 anos de história

Às vésperas de completar 240 anos de história, Castro é conhecida como “Cidade Mãe”, porque foi a primeira cidade fundada no Estado, quando o Paraná se emancipou de São Paulo.

O município conta com grande potencial turístico, devido à localização às margens do Rio Iapó e por causa do relevo privilegiado (Canyon Quartelá e às belezas próprias da região dos Campos Gerais).

Sua fundação está diretamente ligada ao caminho obrigatório para os tropeiros que iam de Viamão (RS) até Sorocaba (SP), tendo forte origem no tropeirismo.

O nome do município presta homenagem ao português Martinho de Melo e Castro que foi Secretário de Estado dos Negócios Ultramarinos da Coroa Portuguesa (cargo equivalente ao de Ministro da Marinha).

Com forte presença no turismo histórico, Castro conta com oito imóveis tombados pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná, sendo eles: Museu doTropeiro, Casa da Sinhara, Casa da Praça, Casa da Cultura Emília Erichsen, Fazenda Capão Alto, Estação Ferroviária e ainda, duas casas com funções comerciais, localizadas no Centro Histórico de Castro.

Possuindo o 15º maior PIB (Produto Interno Bruto) do Paraná, a economia local é movimentada pelo fato de abrigar uma das principais bacias leiteiras do Brasil, pela qualidade genética do leite, aliada ao título de maior produtor de calcário agrícola da América Latina.

Visitantes também pode conhecer a Colônia de Castrolanda (com seu Museu dos Imigrantes, e espaço para exposição e comercialização de artesanatos e souvenirs) e ainda um dos maiores moinhos de vento do mundo ("De Immigrant" - O Imigrante), Casa da Cultura Emilia Erichsen (onde em 1862 foi fundado o primeiro jardim de infância do Brasil), Morro do Cristo (onde há uma estátua do Cristo Redentor  e um pequeno parque de diversões), Fazenda Capão Alto e Fazenda Potreiro Grande.

Para os amantes da natureza. há ainda o rio Iapó (que corta o perímetro urbano e permite a navegabilidade de canoas e lanchas de pequeno porte), além de inúmeros saltos, quedas e corredeiras, onde se destacam a queda do Pulo no rio Iapó, os saltos São João, da Cotia e das Andorinhas e as corredeiras do rio Guararema, e o Parque Balnerário Dr. LibÂncio Estanislau Cardoso (com cascata d’água, lanchonete, campos de futebol, quadra de esporte, churrasqueira, ringue de patinação, etc).

Veja Fotos


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br