Norte do Paraná

Postado dia 05/07/2018 às 22:40:10

Norte Pioneiro tem quatro cidades entre as mais desenvolvidas do Paraná

Levantamento divulgado esta semana pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), com base em dados de 2016, o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) aponta o ranking de desenvolvimento das 5.471 cidades analisadas em todo país. Na lista dos 100 municípios mais desenvolvidos do Paraná, a região da Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (Amunorpi) tem apenas quatro das 26 cidades que compõem a área de abrangência da instituição.

A surpresa positiva fica por conta de Joaquim Távora, município que aparece na 19ª posição entre os mais desenvolvidos do Estado. Jacarezinho ocupa a 55ª colocação; seguido de Siqueira Campos, em 84ª, e, Quatiguá, na 98ª colocação. Cidades como Santo Antônio da Platina, Cambará e Andirá, sequer aparecem entre as 100 cidades mais qualificadas em termos de desenvolvimento social.

Os indicadores sociais dos 5.471 municípios analisados pela Firjan, em parceria com a Universidade Federal Fluminense, representam 99,5% da população brasileira. Para compor o índice são usadas estatísticas oficiais sobre saúde e educação básicas, como número de matrículas escolares e mortalidade infantil, além das taxas de emprego e renda.

Outra surpresa no ranking paranaense é a cidade de  Apucarana, localizada no centro-norte do estado, que aparece na primeira posição.  A cidade, que tem aproximadamente 110 mil habitantes, também sedia uma unidade da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UT FPR). Curitiba é a 9ª colocada na lista, de acordo com a Firjan.

Joaquim Távora, na 19ª posição no Paraná, aparece em 141º entre as mais desenvolvidas do país, revela a pesquisa. O desempenho do município é o resultado de políticas públicas e de inciativas privadas com reflexos diretos nos indicadores sociais, uma conquista que vem sendo acumulada ao longo de décadas de investimentos.


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br