Política

Postado dia 05/12/2018 às 02:51:06

Rede questiona regra que impede fusão de partidos criados

A Rede Sustentabilidade está questionando no Supremo Tribunal Federal o trecho de lei que impede a fusão ou a incorporação de legendas criadas há menos de cinco anos. A matéria é objeto de ação direta de inconstitucionalidade que está sob a relatoria da ministra Cármen Lúcia.

A legenda afirma que os partidos recém-criados passaram a receber tratamento diferenciado e discriminatório, pois os que não alcançaram a cláusula de desempenho – estabelecida pela Emenda Constitucional (EC) 97/2017 – estarão afastados de um direito constitucional de se reorganizar. A regra questionada foi introduzida pela Lei 13.107/2015 na Lei dos Partidos Políticos (Lei 9.096/1995)

“Estabelecer mecanismo temporal que inviabilize a fusão dos novos partidos, em especial, quando há o surgimento de uma norma estabelecendo uma cláusula de desempenho (EC 97/2017), tornando impossível a reorganização das legendas que não alcançaram esta cláusula de desempenho, nada mais é que reduzir o pluralismo político em favor dos mais aquinhoados, reduzindo o pluralismo político elevado à cláusula pétrea da Constituição Federal”, argumenta.

O partido pede a concessão de liminar para afastar a exigência do quinquênio previsto na norma. Aponta a existência de risco de danos às legendas minoritárias que seriam afastadas do processo político-deliberativo. No mérito, pede o afastamento definitivo da exigência temporal prevista no parágrafo 9º do artigo 29 da Lei dos Partidos Políticos. 

 

da Conjur, com informações da Assessoria de Imprensa do STF.

ADI 6044


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br