Norte do Paraná

Postado dia 20/01/2019 às 00:51:19

Em 1996, Copel previa que hidrelétrica do Cebolão funcionaria já em 2003

Em 1º de dezembro de 1996, reportagem da Folha de Londrina retrata que a Copel (Companhia Paranaense de Energia) havia recebido naquela semana os estudos técnicos de impacto ambiental e de pré-viabilidade técnica e econômica para a construção das usinas hidrelétricas de Cebolão e Jataizinho, no Rio Tibagi. Segundo o texto, além de aumentarem em 10% a capacidade atual de produção energética do Paraná, as duas usinas seriam estratégicas para a região de Londrina.

A previsão era que as duas hidrelétricas começariam a funcionar já em 2003.

De acordo com os estudos feitos pelo Consórcio Intertechne-Leme-Engevix-Esteio, contratado pela Copel para fazer o levantamento inicial, Cebolão teria uma pontência instalada de 168 megawatts(MW) e Jataizinho 155 MW, o que perfaz 323 MW. As duas usinas representariam 10% a mais de energia da capacidade até então da Copel, representando ainda um mínimo de impacto ambiental. 

Juntos, os reservatórios das duas hidrelétricas inundariam mais que 59,3 quilômetros quadrados, sendo que um terço disto é formado pelo leito do próprio rio. A usina de Jataizinho teria uma área inundada de 2.240 ha e a usina de Cebolão de 1.800 ha. O nível de impacto ambiental seria praticamente nulo, uma vez que as terras alagadas já haviam perdido sua cobertura original há muito tempo. Nos dois casos, cerca de 93% do solo seriam usados para pastagens, agricultura e capoeira. Das 148 propriedades incluídas no estudo de impacto ambiental, para serem cobertas pelo reservatório de Cebolão, apenas duas seriam totalmente inundadas, o que representaria 1,35% de toda a área. Já o lago de Jataizinho cobrirá 176 fazendas e somente 11 delas em sua totalidade, o que equivaleria a 6,25% do reservatório. 

Naquela época os estudos de viabilidade começariam a percorrer as vias burocráticas: seriam enviados ao Departamento Nacional de Águas e Energia Elétrica - DNAEE, órgão do Ministério de Minas e Energia responsável pela concessão do uso das águas para fins de geração de energia. ‘

Segundo o então presidente da Copel, Ingo Hubert, a expectativa era que a licitação fosse realizada em 1997, para que as usinas estivessem funcionando em 2003.

Tal previsão não se concretizou. Já em 05 de janeiro de 2009, anunciou-se que três usinas no rio Tibagi (Jataizinho, Cebolão e Telêmaco Borba) estavam planejadas para operar entre 2015 e 2016, Aquelas unidades representariam potência conjunta de 427 MW. 

Ainda de acordo com a Gazeta do Povo, as três usinas do rio Tibagi faziam parte de um total de 12 hidrelétricas que teriam licitação programada para aquele ano (2009).


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br