Norte do Paraná

Postado dia 14/03/2019 às 02:02:09

Alunos da rede pública participam da primeira edição do 'Prova Paraná'

Mais de 600 mil alunos da rede pública de ensino do Paraná participam nesta quarta-feira (13) da primeira edição do "Prova Paraná". O teste é aplicado em 2.143 colégios estaduais e em escolas municipais de 397 municípios do estado.

Conforme a Secretaria de Estado da Educação (Seed), a prova foi criada com o objetivo de identificar as principais dificuldades de ensino dos alunos. A Seed espera que resultado auxilie a gestão educacional de maneira mais eficaz.

Segundo o secretário da Educação, Renato Feder, a prova é uma ferramenta para que a escola consiga identificar o que os alunos estão aprendendo efetivamente.

Participam do Prova Paraná estudantes do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental e do primeiro ao terceiro ano do Ensino Médio da rede pública de ensino. Alunos de 397 municípios do quinto ano do Ensino Fundamental de escolas municipais também estão participando. Apenas a rede municipal de Curitiba e São José dos Pinhais não estão aplicando as provas.

As provas serão aplicadas a cada dois meses. Cada teste possui 40 questões, sendo 20 de Matemática e 20 de Língua Portuguesa. Os alunos têm duas horas para responder ao questionário.

Escolas municipais

Alunos dos quintos anos da rede municipal de Assaí também participam da Prova Paraná, regime de colaboração entre o Estado e os Municípios.

Segundo o secretário municipal de Educação, Adenilson Wagner Turkinho, a avaliação servirá como um diagnóstico preciso das dificuldades de aprendizagem dos alunos. Com foco nos resultados, as equipes poderão elaborar Planos de Ação voltados à melhoria da aprendizagem em apoio às escolas.

A correção da prova será feita diretamente pelos coordenadores das escolas, através do aplicativo 'Mira Paraná'. Desta forma, os responsáveis pelo processo irão tirar uma foto do cartão resposta, diretamente no aplicativo. A expectativa é de que a correção de cada turma dure cerca de dez minutos.

Veja Fotos


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br