Norte do Paraná

Postado dia 11/04/2019 às 04:33:45

Tomazina consegue a desapropriação do Salto Cavalcante

O Juiz da Comarca de Tomazina, Oto Luiz Sponholz Junior, expediu na última segunda-feira (8), imissão prévia de desapropriação de uma área de 31,074, 72 metros quadrados na Fazenda Faxinai no município de Tomazina, local que abriga um dos mais importantes patrimônios ecológicos do Norte Pioneiro, o Salto Cavalcante.

A área que circunda o Salto Cavalcanti pertencia a Arauco Florestal Arapoti. A desapropriação é o resultado de uma ação que o município de Tomazina havia impetrado na Vara Única da Fazenda Pública de Tomazina, que agora se incorpora ao patrimônio do município.

O prefeito Flavio Zanrosso (MDB) falou da importância da conquista para a comunidade tomasinense. "Este é um momento que já entrou para a história do nosso município, essa conquista é da comunidade. Neste momento quero agradecer o empenho do diretor da Secretaria de Turismo, Michel Couto, o Departamento Jurídico e ao ex-deputado federal João Arruda (MDM), que se empenharam para que conquistássemos esse direito", afirmou Zan. "O Salto Cavalcanti é uma obra prima da natureza e lá vamos construir o Parque Salto Cavalcanti prefeito Juvenal Batista", completou.

Infraestrutura

Embora seja um dos locais mais belos e visitados da região, o Salto Cavalcante, que incorpora ainda as corredeiras do Rio das Cinzas, que deram origem a uma das mais importantes competições de canoagem do Paraná, carece de infraestrutura adequada para incentivar o turismo e outras práticas esportivas e de lazer.

Com a desapropriação abre-se uma válvula jurídica para que o município promova ações com objetivo tornar a área um dos mais importantes pontos turísticos do interior do Paraná. Entre essas possibilidades está a concessão para empresa voltada ao turismo, mas essa é uma das possibilidades entre as várias opções viabilizadas com a incorporação do patrimônio ao Município.

O Salto Cavalcanti fica a 14 km do perímetro urbano de Tomazina, pela PR-422, sentido Wenceslau Braz, possui 150 metros de extensão e 15 metros de altura, sendo considerado um dos mais belos do Brasil. As corredeiras fazem parte do Circuito Nacional de Canoagem, pelos locais ideais para a prática desse esporte, além de rafting, trilhas pelas matas e exploração de cavernas. 


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br