Norte do Paraná

Postado dia 12/06/2019 às 19:15:15

Assaí adere a programa de combate à evasão escolar

Diretoras do Colégio Estadual Barão do Rio Branco, Edná Gaspar, e do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Maria Lydia Cescatto Bomtempo, Eunice Manoel, e secretário municipal de Educação de Assaí, Adenilson Wagner Felipe, participaram, em Cornélio Procópio, de reunião referente ao programa Presente na Escola.

Idealizado pelo governo estadual, a iniciativa pretende cmbater o abandono escolar e garantir que todos os jovens em idade escolar estejam em sala de aula. Aquele programa envolve um conjunto de ações integradas que possibilitará o monitoramento de frequência e a elaboração de ações direcionadas para manter e trazer os estudantes de volta para a escola.

De acordo com a Secretaria de Estado da Educação (SEED), no ano passado, 8,23% dos estudantes matriculados no Ensino Médio Regular abandonaram os estudos; no Ensino Fundamental esse percentual foi de 2,04%.

O Presente na Escola funciona de maneira integrada com o aplicativo Registro de Classe, que permite ao professor realizar a chamada off-line pelo celular. Com essa base de dados, serão gerados relatórios diários por escola e por série. O relatório vai informar, por exemplo, quais são os 10% alunos mais faltosos.

Ainda haverá integração com o aplicativo Escola Paraná, por meio do qual os pais ou responsáveis já recebem mensagens diárias informando se o estudante compareceu ou não à escola e conseguem acompanhar a frequência do aluno.

Esse monitoramento permitirá que as escolas identifiquem os padrões de faltas e definam ações imediatas e direcionadas para trazer o aluno de volta. Com o apoio dos Núcleos Regionais de Educação e da SEED haverá a busca ativa do estudante. A ideia é ir até a casa do aluno, ou acionar o Conselho Tutelar e a rede de proteção quando necessário para entender e resolver o problema das faltas.


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br