Norte do Paraná

Postado dia 12/08/2019 às 17:19:22

Horácio Amaral, ex-vereador de Assaí e ex-prefeito de Campo Mourão

"Há 45 anos, morria Horácio Amaral, ex-prefeito de Campo Mourão na gestão 1969/1972, que morreu em 7 de agosto de 1974, num acidente automobilístico na estrada que liga Campo Mourão a Roncador. O ex-prefeito estava em campanha eleitoral para deputado estadual, cargo que era uma das suas principais aspirações políticas.

"A morte prematura de Horácio Amaral, segundo alguns políticos da época, trouxe um imenso vazio, interrompendo o processo de representação política da região em Curitiba. O historiador Jair Elias dos Santos Júnior destaca que quando esteve "à frente do Poder Executivo, “Campo Mourão experimentou uma fase de amplo desenvolvimento. O lema “nenhuma criança sem escola” foi seguido a risco com a construção de diversas escolas e do prédio da Fundação de Ensino Superior de Campo (Fundescam), hoje Faculdade Estadual de Ciências e Letras. Também foi o período que foram fundados o Rotary Campo Mourão, Comcam e a Coamo, que deram e continuam dando grande contribuição para o desenvolvimento da cidade”. Elias também destaca um episódio que marcou a história. “Em 25 de setembro de 1971, Campo Mourão praticamente foi dizimada com uma chuva de granizo, que destruiu boa parte das casas e trouxe prejuízos irreparáveis para a agricultura”.

Com o governador Paulo Pimentel e o deputado estadual Armando Queiroz de Moraes, cortando o bolo de aniversário dos dos 22 anos de Campo Mourão (10/10/69)

"Nascido em Mallet, no dia 27 de junho de 1927, Horácio Amaral teve uma longa e agitada vida pública. Em 1955 foi eleito vereador em Assaí, cidade famosa pela colonização japonesa. Nela foi eleito presidente da Câmara, assumindo por diversas " o cargo de prefeito em exercício. No final dos anos 50, transfere-se em definitivo para Campo Mourão. No ano de 1964, foi indicado para a eleição pela Câmara de Vereadores do cargo de vice-prefeito, função criada pelo Regime Militar. Perde o pleito para Rosalino Salvadori. 

"Manchete da Folha de Londrina, 09/08/74

 

Em 1968 disputa a prefeitura de Campo Mourão, tendo como candidato a vice, o advogado Munir Karam. A chapa única foi "foi uma composição das forças políticas da cidade na época. Eleito, tomou posse em 31 de janeiro de 1969, mandato encerrado em 31 de janeiro de 1973, com a eleição do advogado Renato Fernandes Silva, candidato apoiado por Amaral.

"Jair Elias, autor da biografia do ex-prefeito, menciona “além de político, Horácio, era dono de uma oratória impecável, que o tornaria famoso, tanto no meio político como no tribunal de júri. Formado em direito pela Universidade Federal do Paraná, ficou conhecido como um dos maiores advogados na área criminal no Estado, sendo admirado e respeitado por seus colegas.

da Tribuna do Interior


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br