Eleições

Postado dia 19/01/2012

Luiz Mestiço, deputado João Arruda e o PMDB de Assaí

João Arruda: de Curitiba Alfredo Kaefer, de Cascavel
André Vargas, de Londrina Luiz Nishimori, de Maringá

Em artigo intitulado ”O xadrez da política assaiense”, o blog do jornal Sol Nascente comenta sobre o futuro do deputado federal João Arruda (PMDB), a partir do possível resultado das urnas em outubro de 2012 na cidade.

O texto diz o seguinte: “Pensando por esse lado, o melhor será, o Deputado trabalhar para o PMDB de Assaí apoiar o grupo político do Prefeito Tuti, torcer para que o Luiz seja o candidato, ganhe a eleição, e assim terá o mando político do município em Brasília”.

O presente artigo do Sol Nascente não condiz com a realidade, por traduzir um falso silogismo baseado em premissas não verdadeiras.

O deputado João Arruda pode ser representante de Assaí em Brasília, mesmo que seu partido, o PMDB, não apóie o grupo do atual chefe do Poder Executivo Tuti Bomtempo em torno do nome de Luiz Mestiço para prefeito.

Mesmo que o PMDB do ex-deputado Severino Felix Pessoa feche questão em torno de Juan da Veipa (PSC) para candidato a prefeito, ainda assim João Arruda poderia ter o mando político de Assaí, em caso de vitória nas urnas do ex-vereador Luiz Mestiço.

O fato é que o deputado João Arruda é amigo de Mestiço, o qual inclusive o ajudou nas ultimas eleições rumo à Câmara Federal. Tal vínculo de amizade não seria abalado, caso João Arruda não se envolvesse na campanha eleitoral assaiense, deixando seu correligionário Severino Felix Pessoa livre para apoiar a candidatura do empresário Juan da Veipa ou não.

 
  Luiz Mestiço, do PSDB

Ao retratar o ”xadrez da política assaiense”, o blog do jornal Sol Nascente se equivoca também ao dizer que “se o vencedor desse embate (das eleições 2012) for o Luiz Mestiço (caso ele seja o indicado), quem seria o seu deputado em Brasília?... Por enquanto ninguém... João Arruda teria chances!”.

O raciocínio do mencionado blog não tem como subsistir, principalmente em função das seguintes premissas:

Luiz Mestiço poderia ter como aliado em Brasília o deputado federal André Vargas, de Londrina, que tem bom trânsito e intimidade nos círculos de poder na capital federal. Vargas e Mestiço são amigos de longa data, inclusive de morarem no mesmo apartamento em Curitiba.

Mestiço poderia ainda contar com o apoio do deputado federal Alfredo Kaefer, de Cascavel. Mestiço atuou na aproximação entre Kaefer e o prefeito Tuti Bomtempo, inclusive com a promessa de emenda no valor de R$ 300 mil para investimentos em melhorias em pavimentação asfáltica.

A ligação entre os dois pode ser demonstrada também pela contratação da irmã de Luiz Mestiço, Isaura Vicente, como assessora do deputado Kaefer, desde 31 de maio de 2011. Outro assaiense que trabalha para aquele deputado é o jovem Rodrigo Rocha, desde 12 de maio de 2011.

Outro possível aliado em Brasília poderia ser ainda o deputado federal Luiz Nishimori, de Maringá, que teve o apoio do PSDB de Luiz Alberto Mestiço Vicente durante as eleições de 2010.

Em resumo, tem-se que o artigo ”O Xadrez da Política Assaiense”, do blog do jornal Sol Nascente, chega a uma conclusão por demais equivocada, por ter se baseado em premissas e interpretações completamente errôneas.

Ou seja, a possibilidade de o deputado João Arruda ter o mando político de Assaí, em caso da eleição de Luiz Mestiço para prefeito, não tem relação alguma com o possível apoio de seu partido, o PMDB, para esse ou aquele pré-candidato.


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br