Geral

Postado dia 19/10/2020 às 13:36:57

Polícia Militar lança edital de concurso público com 70 vagas para cadetes

A Polícia Militar do Paraná (PM-PR) publicou um edital de concurso público com 60 vagas para cadete policial militar e 10 vagas para cadete bombeiro militar.

As inscrições para o curso de formação de oficiais (CFO) serão abertas no dia 3 de novembro, vão até 12h de 18 de dezembro, e deverão ser feitas pela internet.

De acordo com anúncio, feito pelo governo do estado na sexta-feira (16), o edital está disponível na página do Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC-UFPR).

Os aprovados ingressam no curso de formação de oficiais, que tem duração de três anos. Os alunos recebem salário inicial de R$ 3.277,88 e, ao concluir o curso, ficam aptos a serem promovidos a 2º tenente, com salário de R$ 9.735,33.

As provas ocorrem em duas fases: 

Prova classificatória realizada em duas etapas, pelo NC-UFPR: prova de conhecimentos gerais, com 90 questões objetivas, e prova de compreensão e produção de textos, constituída de três questões discursivas.

Prova eliminatória realizada pela PM: provas de habilidades específicas (PHE) que incluem: investigação social, avaliação psicológica, exame de capacidade física e exame de sanidade física.  

Definições do edital 

Com base na Lei Estadual nº 14.804/2005, o edital prevê que somente até 50% das vagas podem ser preenchidas por mulheres. Segundo o texto, "atingido o limite previsto não serão nomeadas candidatas do sexo feminino independente da classificação final obtida no certame".

No concurso, é exigido que os candidatos tenham no máximo 30 anos (completos até o primeiro dia de inscrições) e o ensino médio concluído.

Para pessoas afrodescendentes, serão destinadas 10% das vagas que, em caso de não preenchimento pelo número de candidatos aprovados, serão revertidas à concorrência geral.

No caso das provas de habilidades específicas, os candidatos classificados pela concorrência afrodescendente, também possuem classificação na concorrência geral, desde que estejam incluídos entre os candidatos classificados para esta categoria.


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br