Norte do Paraná

Postado dia 18/02/2021 às 15:52:52

Agrotec 2021 contou com participantes do Brasil e exterior

A 4ª edição do Agrotec, evento técnico de maior expressão da Integrada, foi transmitida ao vivo num formato inovador, 100% digital. Os participantes tiveram a oportunidade de “caminhar” pela Unidade de Difusão Tecnológica, em um ambiente virtual 360°. O tour incluiu visitas em stands de 25 empresas parceiras, que também disponibilizaram conteúdo em vídeo e para impressão.

Equipe técnica - O evento contou com uma equipe técnica altamente qualificada para demonstrar o que há de mais atual em inovação no campo. Foram 8 estações divididas pelas áreas de cultivo experimental de soja da Unidade de Difusão Tecnológica, em Assaí (PR), demonstrando as cultivares de alta produtividade, as técnicas de manejo e agricultura de precisão.

Acessos - A plataforma teve milhares de acessos, com participantes de diversas regiões do Brasil e de outros países, como França, Estados Unidos, Paraguai, Colômbia, Itália, Holanda e Canadá. Todo o conteúdo de orientação técnica, a palestra do consultor Paulo Roberto Garollo, e os vídeos institucionais e materiais informativos das empresas parceiras estarão disponíveis para acesso por 30 dias, até 4 de março.

Acima das expectativas - Edson de Oliveira, superintendente de insumos e técnica, disse que o evento digital superou as expectativas, tanto dos cooperados como de fornecedores. “Recebemos mensagens de muitos parceiros avaliando o evento de forma positiva, principalmente pelo conteúdo disponibilizado pela nossa equipe técnica”, frisou.

Interatividade - O gerente técnico, Wellington Furlaneti aprovou a iniciativa de realizar um dia de campo de maneira inovadora. “Por ser o primeiro no modelo digital conseguimos atender a expectativa do público. Gostaram muito da possibilidade de interatividade e da qualidade técnica das apresentações”, avaliou.

Cooperados e produtores - Entre os cooperados e produtores rurais, o novo formato do Agrotec também atendeu as expectativas.

Participação remota - A engenheira agrônoma e produtora rural Paula Pinheiro Sanches de Almeida destacou a importância de colocar a tecnologia a serviço da produtividade e dos agricultores. "A nova geração de produtores rurais, na qual eu me incluo, valoriza muito eventos que possibilitam a participação de maneira remota, que viabilizam a vivência de campo mesmo através das telas”, comentou.

Conteúdo - A agrônoma também ressaltou o conteúdo do evento digital. “A qualidade e o nível dos palestrantes e das filmagens do evento foram excelentes e a interface do site ficou muito dinâmica e fácil de ser explorada. Foi como estar, de fato, em um dia de campo. Que a conectividade, enaltecida nesses tempos de COVID-19, venha pra ficar”, finalizou.

Satisfação - Mesmo com saudade de se reunir com outros produtores e caminhar pela lavoura experimental da UDT, como fez em outras edições do Agrotec, o cooperado Aldo Salvetti, da Regional Ubiratã, ficou satisfeito com o conteúdo abordado. “Foram excelentes módulos, desde uma rotação de culturas, nodulação da soja, herbicidas, fungicidas, cultivares de soja e outros. Achei importante, já nos preparando para a nova safra que é a do milho safrinha, a palestra sobre cigarrinha. Parabéns a todos os envolvidos”, avaliou.

Safra super - Romildo Birelo, gerente de sementes, apresentou a Safra Super, a semente especial da Integrada. Com índices de germinação acima de 90% e vigor de 80%, a Safra Super apresenta um desenvolvimento superior, com alto teor de nutrientes, por conta do processo de tratamento a campo, onde é feita a aplicação de fertilizantes para melhorar a fixação de nitrogênio, fundamental para a formação de proteínas.

Outra vantagem - Outra vantagem da Safra Super é que são comercializadas por número de sementes, em bags com 4 milhões ou sacas com 200 mil sementes, que otimizam os custos de produção, evitam sobras ou faltas, e trazem mais segurança ao produtor na hora de escolher os insumos que serão utilizados em sua área.

Boas práticas de solo - Em outra estação, o coordenador técnico Rodrigo Fragas falou sobre as boas práticas para a correção de solo, ressaltando a importância das técnicas para o sucesso da produção. O engenheiro agrônomo fez uma demonstração em uma área preparada para que o agricultor pudesse visualizar os níveis de solo e o sistema radicular das plantas.  

Duas práticas fundamentais - Fragas reforçou a necessidade de implantação de duas práticas fundamentais para a correção de solo: a calagem, que consiste na aplicação de calcário para elevar os níveis de cálcio e magnésio nos primeiros 20 cm do solo, equilibrando o PH, e a gessagem, que atua em camadas além dos 20 cm do solo, fornecendo cálcio e enxofre sem alteração no PH.

Melhoria - Essas práticas melhoram as condições para o desenvolvimento do sistema radicular das plantas e um maior aproveitamento dos fertilizantes que serão aplicados.

Rotação de cultura - A Rotação de Culturas também teve destaque durante o dia de campo digital da Integrada. O coordenador técnico Vanildo J.P. Pinto demonstrou duas parcelas de plantio de soja, uma onde foi realizada a rotação com milho, e outra onde não houve a rotação. A diferença no desenvolvimento da planta e na produtividade chega a 25% nas áreas onde foi realizado plantio do milho verão a cada três safras. A rotação de culturas contribui para maior fertilidade do solo, maior facilidade no controle das ervas daninhas, melhor controle de pragas e doenças na cultura subsequente.

Inoculante na cultura da soja - Durante o Agrotec 2021 foram mostrados os efeitos benéficos da interação planta e bactéria, relacionando com uma análise econômica do uso das diversas modalidades de inoculantes e coinoculantes.

Potencialização - Além de detalhar o processo de inoculação, o coordenar técnico Franciel Dierings também falou da potencialização da coinoculação, quando utilizada em conjunto Bradyrhizobium e Azospirillum, esta última gênero de bactéria promotora de crescimento.

Indispensável - A inoculação das sementes de soja é uma prática indispensável para o aumento da produtividade e da saúde da planta e do solo. A Integrada possui em seu portfólio, sementes de soja com inoculantes prontas para o plantio.

Plantas daninhas e controle de doenças O engenheiro agrônomo Rodrigo Ambrósio falou sobre o controle das plantas daninhas na soja, demonstrando na prática os resultados do controle químico utilizando diferentes tratamentos, como por exemplo a interação de herbicidas de diversos mecanismos de ação. As estratégias de controle de doenças da soja também foram destaque no Agrotec 2021. O engenheiro agrônomo Douglas da Silva explicou a importância de escolher o fungicida adequado de acordo com o alvo, com a cultivar e “time” de aplicação.

Portfólio de cultivares integrada - A grande novidade para a safra 2021/2022 foi a liberação, pela Comissão da União Europeia, do uso da tecnologia Intacta 2 Xtend, que apresenta resistência aos herbicidas glifosato e ao dicamba, além da resistência a mais duas espécies de lagartas: a Helicoverpa armigera e a Spodoptera eridania.

Apresentação - Durante o Agrotec 2021, o coordenador técnico Emerson Damico e o engenheiro agrônomo Jean Alvarez apresentaram 25 cultivares de soja produzidas pela Integrada, além de 3 lançamentos com a biotecnologia I2X – Intacta Xtend, cultivares que prometem um novo patamar de produtividade, e resistência ampla a lagartas que atingem a soja.

Unidades - A Cooperativa Integrada possui três unidades de beneficiamento de sementes localizadas em Londrina, Santa Cecília do Pavão e Mauá da Serra. Além da alta qualidade genética, a Integrada também oferece aos cooperados e produtores a tecnologia do tratamento industrial de sementes, que assegura uniformidade no tratamento da semente e mais segurança no manejo, com menos perigos de contaminação e menor risco de impacto ambiental.

Palestra técnica - cigarrinha do milho - O consultor e engenheiro agrônomo Paulo Roberto Garollo foi o convidado para a palestra técnica do Agrotec 2021, abordando os métodos de controle da cigarrinha o milho e a diminuição da ocorrência de enfezamentos. Garollo enfatizou a necessidade do manejo adequado, da aplicação de defensivos nos momentos corretos e seguindo a orientação do produto, além de escolher os híbridos com melhor tolerância a doença.

Futuro - É pensando no futuro, que o AgroTec 2021 - Agroexcelência apresentou essa nova experiência da inovação no campo. Para rever todo o conteúdo, acesse:www.agrotecintegrada.com.br.


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br