Norte do Paraná

Postado dia 02/12/2021 às 22:23:52

Paraná homenageia ex-prefeitos de Uraí, Nova América da Colina e Cornélio Procópio

O governador Carlos Massa Ratinho Junior sancionou na semana passada três leis propostas pelo deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), na Assembleia Legislativa do Paraná, que fazem um reconhecimento público aos ex-prefeitos Susumo Itimura, de Uraí; Alexandre Basso de Nova América da Colina; e Márcio Pozzi, de Cornélio Procópio.

As três novas leis foram publicadas no Diário Oficial 11.063, de 23 de novembro. A Lei 20.821/2021 denomina Susumo Itimura o viaduto localizado no entroncamento da BR-369 com a PR-442 no acesso ao Município de Uraí. Lei 20.822 dá o nome do Prefeito Alexandre Basso ao viaduto localizado no entroncamento da BR-369 com a PR-525, no acesso ao Município de Nova América da Colina.

A lei 20.823 denomina Prefeito Márcio Pozzi o viaduto localizado no entroncamento da BR-369 com a rodovia municipal de acesso ao Distrito de Congonhas, município de Cornélio Procópio. “A transformação desta homenagem em lei reconhece o valor dos três ex-prefeitos para o desenvolvimento das nossas cidades e do Estado”, destaca Romanelli.

Basso

Ernesto Alexandre Basso, mais conhecido como Xande, foi uma das vítimas da Covid-19 no Paraná. Ele faleceu em maio passado, aos 45 anos, após duas gestões como prefeito de Nova América da Colina, entre 2013 e 2020. Antes disso, foi vereador da cidade, aos 25 anos, na legislatura 2001-2004.  

Basso presidiu a Associação dos Municípios do Norte do Paraná (Amunop) e o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Norte Paraná (Cisnop) e também integrou a diretoria da Associação dos Municípios do Paraná (AMP). “Era um municipalista, que trabalhou em favor da sua cidade e do fortalecimento da região”, considera Romanelli.

Segundo o deputado, o ex-prefeito expressava paixão pelo desenvolvimento de Nova América. “Fez uma administração marcada por avanços na saúde, na educação, na modernização da infraestrutura urbana, no estímulo à produção rural e no fomento ao emprego e renda”, destaca Romanelli. O ex-prefeito deixou a esposa Tânia Basso e dois filhos, Kássio e Kassiano.

Itimura

Susumo Itimura comandou a Prefeitura de Uraí em cinco oportunidades, entre 1963 e 2011, quando morreu aos 93 anos. Ele ficou conhecido em todo o País como o prefeito mais idoso na eleição que venceu em 2008. “Sempre era o primeiro a chegar ao gabinete, às 7 da manhã”, recorda Romanelli.

Como gestor público, Itimura ajudou a desenvolver Uraí. Pioneiro da cidade, se dedicou a promover melhorias no município, sempre fazendo administrações austeras e com olhar para melhoria das condições de vida da população. “Ele tinha uma frase marcante: palavra dada é como papel assinado”, frisa o deputado.

Japonês de nascimento, Susumo Itimura chegou ao Brasil com menos de dois anos de vida e foi um empreendedor de sucesso, tanto na agricultura como na indústria. Ganhou o título de “Rei do Rami”. Em 1989, recebeu a medalha de Honra ao Mérito do Governo do Japão, por ser um dos japoneses que mais se destacaram fora do território do País.

Pozzi

O médico Luis Márcio Pozzi faleceu em junho de 2013, aos 69 anos. Ortopedista de formação, foi membro da diretoria da Santa Casa de Cornélio Procópio e passou por todos os cargos eletivos na cidade. Foi vereador e presidente da Câmara Municipal, vice-prefeito e eleito prefeito do município para um mandato de 1993 a 1996.

Como prefeito, Pozzi criou o "Projeto Caçula Aprendiz" para estimular a formação de mão de obra industrial e, ao mesmo tempo, atender meninos e meninas carentes. A iniciativa atingiu cerca de 1.000 beneficiários. A experiência teve sequência com o incentivo da educação para o trabalho na rede municipal de ensino. A construção do CAIC Pedro Baggio - Centro de Atenção e Integração à Criança é outra das realizações do ex-prefeito.


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br