Política

Postado dia 23/12/2021 às 15:11:57

Filipe Barros propõe a criação da Universidade Federal do Iguaçu

Causando muito estardalhaço na sede catarinense da UFFS, o deputado federal Filipe Barros protocolou o Projeto de Lei 4505/2021 na quinta-feira (16), que propõe a transformação do campi da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) no Paraná na Universidade Federal do Iguaçu (UFI). O objetivo do projeto é ampliar a atuação da instituição, abrangendo as unidades de Laranjeiras do Sul e Realeza. Hoje, a administração destes campi é subalterna à reitoria da UFFS em Chapecó (SC).

“O que se propõe é a possibilidade de construirmos a Universidade Federal do Iguaçu, com abrangência territorial das regiões Sudoeste, Centro Sul e Oeste do Paraná e com sede da sua reitoria em Laranjeiras do Sul, o que resultará em crescimento ordenado e contínuo. Com o apoio da comunidade paranaense e do governo federal, poderemos estender futuras unidades a outras cidades abrangidas, ampliando o número de docentes e servidores e o número de cursos nos campi, como por exemplo Medicina, Engenharias, Farmácia, Enfermagem, Pedagogia e Ciência da Computação, entre outros que fazem parte da demanda regional”, explica o deputado Filipe Barros.

Histórico

O Paraná foi por muito tempo um dos Estados com menor número de unidades federais, sendo necessário o empenho da comunidade para que novas unidades fossem construídas no território da quinta maior economia do Brasil.

Os campi de Laranjeiras do Sul e de Realeza da UFFS constituíram uma tentativa de minorar este pequeno número de unidades federais de ensino no Estado. “Mas, o fato de termos uma reitoria subalterna tem levado à inércia na conquista de novos cursos e da própria atuação administrativa da instituição. Temos cursos já aprovados junto ao Ministério da Educação e que poderiam ter o início agilizado ainda para 2022, que são anseios da comunidade, e que poderão integrar a grade da UFI”, disse Filipe Barros.

Segundo o deputado, historicamente, o apoio e a articulação entre os Poderes Legislativo e Executivo têm se mostrado fundamental na criação e ampliação de universidades. “Como exemplo temos o Rio Grande do Sul e Minas Gerais; como a ajuda e esforço do Legislativo, os Estados estão entre os que contam com maior número de Universidades Federais. Outro exemplo é a iniciativa que aconteceu no Rio Grande do Norte, que assumiu o protagonismo por dois deputados e com os projetos de Universidades em Mossoró e Mesorregião Fronteira Sul, conseguiram convencer o MEC em Brasília a criar as duas universidades”.

Recursos

O deputado paranaense afirmou ainda a importância do aporte de recursos para a Universidade, que repercutirão regionalmente. “A UFI irá abrir novos horizontes de aporte de recursos, funcionamento administrativo, de produção e difusão do conhecimento e com autonomia para gerir sua própria política acadêmica, no rumo da construção de um grande centro do saber. Tendo desdobramentos no setor econômico, social e cultural em ampla região do Paraná”, afirmou Filipe Barros.


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br