Política

Postado dia 11/01/2022 às 22:30:49

Guaratuba decreta calamidade pública por colapso no sistema do ferry boat

De acordo com o prefeito, caberia ao governo do estado fazer uma nova licitação e contratar uma empresa com “competência e condições de prestar um bom serviço” 

O prefeito de Guaratuba, no litoral do Paraná, Roberto Justus (União Brasil), declarou, nesta terça-feira (11), estado de calamidade pública na cidade por conta do colapso no sistema de transporte aquaviário para a travessia da Baía de Guaratuba, o Ferry Boat. Segundo ele, o serviço prestado pela atual concessionária vem passando por “situações extremamente graves”. (

“São inúmeros os relatos e vídeos, todos provando as imensas dificuldades que os usuários estão enfrentando, seja na demora das filas, seja na forma como as embarcações estão sendo manobradas. É embarcação parando de ré e manutenção de embarcação acontecendo no meio de período do trabalho, abastecimento das balsas também no meio da execução do serviço, um amadorismo que nos assusta e nos preocupa”.

De acordo com o prefeito, caberia ao governo do estado fazer uma nova licitação e contratar uma empresa com “competência e condições de prestar um bom serviço”. Por conta da temporada e do grande número de turistas, que usam o serviço de transporte, o prefeito também sugere a contratação emergencial de uma nova concessionária.

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) disse, em nota, que instaurou um Processo Administrativo de Apuração de Responsabilidade (PAAR) contra a empresa que opera o Ferry Boat por falhas na execução do trabalho. “Tal medida pode levar à rescisão unilateral do contrato”, diz trecho da nota.

O outro lado

Também em nota, a empresa BR Travessias, responsável pelo Ferry Boat, declarou que desde que assumiu a concessão investiu cerca de R$ 8 milhões em equipamentos e estruturas para” sanar deficiências e atender às determinações contratuais”. Veja na íntegra:

“Sobre o decreto de calamidade baixado pela Prefeitura de Guaratuba e publicado nesta terça-feira (11) no Diário Oficial do município, a BR Travessias Ltda informa que desde que assumiu a concessão, em 7 de abril de 2021, vem realizando todos os investimentos necessários para sanar deficiências e atender às determinações contratuais.

A concessionária também informa que desde abril, até o final de dezembro de 2021, foram investidos cerca de 8 milhões em equipamentos e estruturas.

Os três ferrys de propriedade do DER, sob responsabilidade da BR Travessias foram reformados. Tiveram praticamente toda a parte mecânica e elétrica trocadas. Os equipamentos também receberam novos motores e pintura superficial para conter a ferrugem presente em toda parte. Também foram necessárias reformas nas pontes de acesso aos flutuantes, que apresentavam riscos à segurança do usuário e nas instalações elétricas e hidráulicas do edifício em que funciona a administração da concessionária.

A empresa reafirma seu empenho e a realização de investimentos permanentes no sentido de recuperar equipamentos, estruturas e oferecer um serviço de excelência que o usuário merece, o que, reconhece, ainda não alcançou, assim como de cumprir todas as determinações contratuais, nos prazos estabelecidos.”


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br