Política

Postado dia 19/01/2022 às 19:43:32

Maria Cristina é primeira vereadora a comandar Procuradoria da Mulher

A vereadora Maria Cristina de Oliveira Rodrigues Hamera (PV), em seu primeiro ano de mandato, já assumiu como compromisso, as atividades da Procuradoria da Mulher da Câmara de Vereadores de Pato Branco. A vereadora foi a primeira a assumir tal função.

Além da atuação da Procuradoria e da apresentação de inúmeras indicações e requerimentos, também assumiu, como membro, a Comissão de Políticas Públicas (CPP), a Comissão Especial para Exame da Admissibilidade da PELOM e a Comissão Especial de Revisão e Consolidação das Leis do Município de Pato Branco.

Com os vereadores Marcos Marini (Podemos) e Romulo Faggion (PSL), criou a Lei nº 5.790, de 12 de julho de 2021, incluindo na gratuidade do Transporte Coletivo Urbano de Pato Branco (TUPA), os pacientes ostomizados. Ainda, com os vereadores Eduardo Dala Costa (MDB), Januário Koslinski (PSDB), Marcos Marini (Podemos) e Romulo Faggion (PSL), foi coautora da Lei nº 5.834, de 03 de novembro de 2021, institucionalizando, no âmbito do Município de Pato Branco, a adoção oficial do Título de Capital Tecnológica e Inovadora do Estado do Paraná; com o vereador Romulo Faggion (PSL), teve a Lei nº 5.838, de 19 de novembro 2021, que dispõe sobre a criação de Sistema Cicloviário para Pato Branco, também aprovada.

De sua autoria, tramita pela Casa, o Projeto de Lei nº 128, de 2021, que prevê a criação de Central de Intérpretes da Língua Brasileira de Sinais - Libras, que prestará atendimento às pessoas surdas ou portadoras de deficiência auditiva. Em parceria com a vereadora Thania Caminski (DEM), tramita o Projeto de Lei nº 176, de 2021, que prevê a criação do Programa Municipal Dignidade Menstrual, com o objetivo de promover o acesso a absorventes descartáveis; juntamente com os vereadores Eduardo Dala Costa (MDB) e Romulo Faggion (PSL), apresentou o Projeto de Lei nº 165, de 2021, que institui o Programa IPTU Verde, que prevê descontos no IPTU dos munícipes que adotarem medidas sustentáveis em suas residências.

Já aprovado em duas votações e aguardando os trâmites legais de prazo, está o seu Projeto de Lei nº 76, de 2021, que prevê Auxílio Aluguel para Mulheres Vítimas de Violência Doméstica.

Procuradoria da Mulher

Enquanto Procuradora da Mulher, participou, ao longo do ano, de diversas palestras sobre o empoderamento da mulher, além de prestar atendimento a diversos casos de violência doméstica contra a mulher. Também incluiu Pato Branco, na Campanha Estadual do Socorro em Silêncio, na qual divulgou em diversas entidades, empresas e encontros, o sinal do X vermelho, escrito na palma da mão, como um pedido silencioso, para as mulheres que necessitam de ajuda. No Outubro Rosa, colaborou na divulgação das ações de prevenção contra doenças, principalmente do câncer de mama e de colo de útero, reforçando a importância da realização de exames como forma de prevenção.

“Participei de diversos encontros onde foi possível falar sobre o enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, abordar os tipos de violência, as formas de sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o que é necessário para o fim da violência contra a mulher, além de divulgar as formas de denúncia e os serviços especializados para atendimento à mulher em situação de violência. Nossa luta agora segue, na busca pela construção de uma unidade da Casa da Mulher Brasileira (CMB) e pela implantação de um Centro Especializado em Reabilitação, para pessoas com deficiência física, auditiva, visual e intelectual ”, explicou Maria Cristina.

Honrarias

Ao longo do ano também entregou Moções de Aplauso para as Patinhas e para as voluntárias do Projeto Abrace. Entregou, ainda, o Prêmio Mulher Destaque para a empresária Rose Amorin e o Título “Mietta Santiago” para a deputada Federal Leandre Dal Ponte. “As honrarias são um momento em que reconhecemos pessoas que se destacam pelos seus relevantes feitos, prestados para a nossa sociedade, e ressalto, ainda, a busca por reconhecer e valorizar o empoderamento da mulher”, afirmou a vereadora.

“Durante o ano, mais do que receber os cidadãos em meu gabinete, mantive uma rotina de contato com a população, organizando e participando de palestras e visitas realizadas à empresas, escolas, Unidades de Saúde, entre outros locais, mantendo uma escuta ativa com as pessoas e trazendo, para a Câmara, as demandas para buscarmos soluções. É algo que deu certo, deu retorno para os pato-branquenses e que pretendo seguir fazendo ao longo do meu mandato”, concluiu Maria Cristina. 


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br