Política

Postado dia 25/01/2022 às 01:49:18

Dos nomes que podem ser candidatos a deputado em Araucária

O cenário político araucariense segue razoavelmente parado neste início de 2022 e assim deve continuar ao longo das próximas semanas.

Expectativa

Com o meio político dando aquela hibernada natural de início de ano, o que não falta é gente conjecturando o que podemos esperar para as eleições gerais de 2.022. Quantos candidatos a deputado com o selo de “candidato local” teremos. Que políticos “estrangeiros” aparecerão por aqui dizendo que sempre lutaram por Araucária. Quem as lideranças municipais apoiarão e assim por diante.

Candidatos

E dentro desta linha de candidaturas locais, vários nomes estão sendo especulados para concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa do Paraná e na Câmara dos Deputados. Ainda é cedo para cravar se alguma delas obterá êxito. Mas não é cedo para dizer que quem concorrer terá muita dificuldade para se viabilizar.

Rosane Ferreira

Uma das que deve ser candidata em 2022 é Rosane Ferreira (PV). Comenta-se que ela deve tentar uma cadeira na Câmara dos Deputados pelo PV do Paraná. Caso confirme a candidatura, será interessante acompanharmos como a população recepcionará Rosane após ela ter ganho e renunciado ao mandato de vereadora por Araucária com apenas seis meses de legislatura.

Leandro da Academia

Outro que deve voltar a tentar uma candidatura é Leandro da Academia. Filiado ao AGORA, antigo PTC, será sua segunda incursão na corrida por uma vaga na Assembleia Legislativa.

Valter Fernandes

Quem também teria manifestado interesse em concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa é o vereador Valter Fernandes. Grande surpresa entre os eleitos vereadores em 2020 ele está filiado ao Cidadania. Se a candidatura vai vingar não se sabe, mas historicamente na política araucariense quem seguiu a trilha pretendida pelo professor não perdurou na vida pública.

Exemplos

Entre os exemplos mais recentes estão o próprio Leandro da Academia e Alexandre Jacinto, o Xandão. Ambos se elegeram vereadores em 2016, foram candidatos a deputado em 2018 e não obtiveram êxito na campanha municipal seguinte.

Amanda Nassar

Depois de não conseguir a reeleição em 2020, o nome da ex-vereadora Amanda Nassar era dado como certo como candidata a deputada estadual neste ano. Como em política tudo muda, o cenário hoje é outro. Afinal, o grupo de Amanda perdeu o comando do PSL (que nem PSL é mais).

Tatiana Nogueira

Candidata a vice-prefeita na chapa de Albanor José Ferreira Gomes (Podemos) em 2020, o nome de Tatiana Nogueira sempre é apontado como o de uma possível candidata a deputada. Longe do dia a dia da política, porém, hoje ninguém aposta suas fichas que ela embarque mesmo nessa canoa.

Nilton Campos

O sindicalista se filiou ao PT, que referendou sua chegada ao partido, e anda bem-disposto a ser candidato a deputado estadual. A expectativa agora é por saber se ele conseguirá se viabilizar.

Janela partidária

Outro ponto que é preciso ficar atento é quanto à chamada janela partidária, aquele período em que políticos com mandatos podem mudar de partido sem o risco de perderem seus mandatos. Pelo calendário eleitoral, ela se inicia em 3 de março e se encerra em 1º de abril. A redação trazida pelo Superior Tribunal Eleitoral (TSE), no entanto, é explícita ao dizer que essa justa causa vale apenas para detentores de cargo de deputado federal, estadual ou distrital que pretendam concorrer a eleição majoritária ou proporcional. Ou seja, pelo menos em tese, vereador – caso mude de legenda agora em março – pode sim perder o mandato por infidelidade partidária.


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br