Política

Postado dia 26/01/2022 às 09:41:56

Cassado mandato de vereadora que comemorou aniversário na Câmara

Por seis votos a três, em sessão de julgamento que se esrendeu até o domeço da madrugada desta quarta-feira, vereadores cassaram o mandato da presidente da Câmara Municipal de Ivaiporã, Gertrudes Bernardy (MDB), como já era previsto.

O motivo: por causa de um aniversário, que a parlamentar participou com alguns funcionários da casa.

A denúncia foi aceita pelos vereadores em novembro 2021. Conforme o pedido de investigação, a vereadora comemorou o aniversário com outros funcionários dentro da Câmara em meados de junho. Na eleição de 15 de novembro de 2020, ela havia obtido 1.059 votos - ou seja, 5,85% dos votos válidos -, o melhor desempenho da história de Ivaiporã.

A denúncia argumenta que a reunião foi realizada durante a pandemia dereunião foi realizada durante a pandemia de Covid-19, infringindo decretos municipais.

"Eu não estou sendo alvo de uma Comissão que quer investigar falhas ou erros cometidos, mas de uma perseguição política, que tem um pano de fundo. Eles fazem oposição ao prefeito Carlos Gil e acreditam que, atingindo a mim, o
atingirão também. Sou a vereadora mais votada da história e tenho 20 projetos aprovados, enquanto os seis vereadores, que arquitetaram isso, tem apenas 12. Cortei
mordomias, também causou descontentamentos", disse Gertrudes ao Blog
do Berimbau e Rádio Nova Era.

Outro argumento, que ela assegura confirmar a perseguição, é o fato de outros dois
vereadores, que foram denunciados por festas de aniversário durante a pandemia, mas as denúncias deles foram arquivadas pela Câmara, que é o caso Vila Real e vereador
Jaffer.

Ainda em novembro, o vice-presidente da Câmara, Nando Dorta (PTB), foi nomeado
presidente da Comissão Processante. Também fazem parte do grupo os vereadores Vila Real (MDB), nomeado relator, e Josane Diser (Republicanos), que é membro.

A Comissão Processante diz que recebeu denúncia contra a presidente da Casa de Leis, por meio de um partido político constituído no município, representado por Alex Papin. Segundo o presidente da comissão, Nando Dorta, foram respeitados todos os trâmites legais constantes do Decreto n° 201/67 e do Regimento Interno da Câmara de Vereadores de Ivaiporã.

Dessa forma, procedeu-se à admissibilidade de instauração de investigação
através da Comissão Processante, com membros sendo sorteados de forma
transparente, com a presença de expectadores e ao vivo pela internet.


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br