Norte do Paraná

Postado dia 12/06/2022 às 12:33:32

Quem são os pré-candidatos a governador do Paraná em 2022

A poucos meses do primeiro turno das Eleições 2022, alguns nomes já começam a despontar no cenário político como pré-candidatos ao governo do Paraná. Até o momento, oito nomes foram apresentados para concorrer à vaga no Palácio Iguaçu.

Os partidos podem mudar de planos até o dia 5 de agosto, prazo final em que os partidos precisam registrar os pedidos de candidaturas na Justiça Eleitoral.

Vale ressaltar que o primeiro turno das Eleições 2022 acontece no dia 2 de outubro. Caso seja necessário, o segundo turno acontecerá no dia 30 do mesmo mês.

Veja quem são os pré-candidatos ao governo do Paraná (em ordem alfabética):

Boca Aberta (Agir)

Ex-vereador de Londrina e ex-deputado federal, Eduardo Petriv, mais conhecido como Boca Aberta, é o pré-candidato do Agir (ex-PTC) ao governo do Paraná.

A Corte Eleitoral do TSE tirou o diploma e cargo de deputado de Boca Aberta, então no PROS, segundo o relator Luís Felipe Salomão, por denunciação caluniosa e por ter sido cassado como vereador de Londrina em 2017. Boca Aberta só teria conseguido concorrer nas eleições de 2018 por uma decisão liminar da Justiça.

O deputado é famoso por suas declarações polêmicas. Em 2020, ele propôs um projeto de lei para amputar as mãos de políticos que fossem condenados por crimes de abuso de poder econômico e corrupção.

Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) 

Atual governador do Estado, Carlos Massa Ratinho Júnior é filho do apresentador Ratinho e vai buscar a reeleição. Em 2018, venceu as eleições para governador no primeiro turno.

O pré-candidato disse, durante sabatina UOL/Folha que é grato ao governo Jair Bolsonaro (PL) por investimentos em infraestrutura no estado. Ele afirmou ainda que todo cidadão tem o direito de questionar a confiabilidade das urnas eletrônicas, como faz recorrentemente o presidente Jair Bolsonaro (PL), sempre sem provas.

Ratinho Junior é formado em Marketing e Propaganda e atuou em emissoras de rádio e TV do pai. Já foi deputado estadual, federal, secretário estadual e também disputou a prefeitura de Curitiba, em 2012. Na administração estadual, Ratinho Junior atuou na chefia da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano do Paraná (SEDU) durante a gestão do ex-governador Beto Richa (PSDB).

Cesar Silvestri Filho (PSDB)

O ex-prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, é o nome escolhido pelo PSDB para ser pré-candidato ao governo do Paraná. Com isso, o partido tenta viabilizar uma terceira via no Paraná capaz de enfrentar o governador Ratinho Júnior e o ex-governador Roberto Requião.

Em entrevista ao UOL/Folha, Silvestri disse que, se eleito, proporá "medidas pontuais que visam a preservação das categorias que são mais sensíveis às mudanças de preço" dos combustíveis. Entre as categorias citadas, estão os transportadores de carga, taxistas, motoristas de aplicativos e entregadores.

Cesar Silvestri Filho é formado em Direito e já foi deputado estadual e prefeito da cidade de Guarapuava (PR) por dois mandatos, de 2013 a 2020.

Filipe Barros (PL)

O deputado federal Filipe Barros apresentou seu nome para a disputa do governo do Paraná, segundo ele, para garantir um palanque para Bolsonaro no Estado, diante da indefinição do governador Ratinho Júnior (PSD) sobre quem apoiará na disputa pela Presidência da República.

Grande apoiador do presidente Jair Bolsonaro, o deputado ganhou destaque como integrante do MBL (Movimento Brasil Livre) em 2016. A pré-candidatura dele vem como uma "opção bolsonarista" na disputa.

Barros é advogado, cumpre o primeiro mandato como deputado federal e foi vereador de Londrina, sua principal base eleitoral.

Flávio Arns (Podemos)

Flávio Arns é a opção do Podemos para a disputa pela vaga no Palácio Iguaçu. Ele está na metade do mandato de senador e ainda tem mais quatro anos no Congresso Nacional, ou seja, não tem nada a perder na disputa deste ano.

Arns já foi deputado federal com três mandatos consecutivos e foi vice-governador na gestão de Beto Richa em 2010.

Seu trabalho sempre foi voltado para pessoas com deficiência, tendo sido presidente da Federação Nacional das APAE e da Associação Brasileira de Desportos de Deficientes Mentais.

Professora Angela Machado (PSOL)

O PSOL lançou em março a pré-candidatura de Professora Angela Machado a governadora do Paraná. Professora da rede pública estadual há mais de 20 anos, Angela atua no Cursinho de Educação Popular Emancipa, na Vila Verde/CIC em Curitiba e no coletivo de mulheres Juntas.

Durante a sabatina UOL/Folha, ela disse que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) "é a melhor ferramenta que temos para derrotar" o presidente Jair Bolsonaro (PL) nas eleições de 2022, mas criticou o Partido dos Trabalhadores.

Ela também defendeu que a Polícia Militar seja "desmilitarizada" e unida com a Polícia Civil, formando um único corpo policial no estado.

Roberto Requião (PT)

O ex-governador Roberto Requião anunciou no mês de março sua filiação ao PT para a disputa do governo do Paraná nas eleições deste ano. Requião tem longa trajetória na política e volta a disputar o cargo de governador aos 81 anos.

Durante a sabatina UOL/Folha, Requião afirmou que o estado está sem governo atualmente e criticou o alinhamento de Ratinho Júnior com o presidente Jair Bolsonaro. Ele também afirmou que Lula é a ferramenta necessária para a retomada econômica do Brasil.

Em 2018, perdeu a eleição para senador. No entanto, já exerceu dois mandatos no Senado Federal, além de ter sido deputado estadual e prefeito de Curitiba. Ele é formado em Jornalismo e Direito.

Solange Ferreira Bueno (PMN)

O PMN (Partido da Mobilização Nacional) anunciou em abril que Solange Ferreira Bueno é pré-candidata ao governo do Paraná.

Professora de música e nascida em Maringá (PR), Solange Bueno nunca concorreu a um cargo na política e tem sua primeira corrida eleitoral neste ano.

Em entrevista ao Bem Paraná ela afirmou que não quis começar com uma candidatura a vereadora ou deputada por não ver nesse caminho tradicional a oportunidade para resolver os problemas da população. Ela também disse que quer um Paraná "alinhado com Bolsonaro".


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br