De acordo com o jornal, a transação inclui os pontos de venda, a sede da companhia e o centro de distribuição localizado em Cajamar (SP).
A venda, se concluída, marca a entrada do Muffato na capital paulista.
O grupo holandês avaliava a transação em torno de R$ 3 bilhões.
Fim do Makro no Brasil
O desinvestimento das lojas restantes do Makro chega no momento em que o setor de varejo alimentício, em especial o segmento de atacarejo, acirra a competição.
Em 2020, o Makro vendeu a maior parte de suas lojas para o Carrefour Brasil (CRFB3). Na ocasião, foram vendidas 29 unidades pelo valor de R$ 1,95 bilhão.
O Makro acabou se desfazendo de mais algumas lojas, mantendo na época os 24 pontos de venda que restavam em São Paulo. Acertado o acordo com o Grupo Muffato, o Makro deixará de operar no Brasil.
O Makro atua no mercado brasileiro desde 1972, mas também opera em outros três países da América do Sul: Argentina, Colômbia e Venezuela.
O Grupo Muffato, potencial comprador das 24 lojas restantes da marca, surgiu na década de 70, no Paraná. Entre suas operações, o Muffato conta com dois atacados, quatro centros de distribuição, postos de combustível, dois e-commerce (Shopfato e Super Muffato), dois shoppings (Total, em Ponta Grossa, e Parque Shopping, em Presidente Prudente), além da TV e Rádio Tarobá.
Administrador das bandeiras Supper Muffato e Max Atacadista, esta última voltada ao segmento de atacarejo, Muffato atua em 31 cidades do Paraná e interior de São Paulo.
Por volta das 11h25 desta segunda-feira (25), as ações do Assaí (ASAI3) e do Carrefour subiam 2,11% e 0,7%, a R$ 15,98 e R$ 17,05, respectivamente.
O Pão de Açúcar (PCAR3) era destaque de queda da sessão, com perdas de 4,2%, a R$ 16,19.