Norte do Paraná

Postado dia 01/08/2022 às 16:38:15

Integrada tem área de 29 hectares em Assaí para experimentos

A Integrada Cooperativa Agroindustrial inaugurou recentemente uma unidade de inovação, com uma área de 29 hectares destinada a experimentação, em Assaí, no Norte do Paraná.

“Quando falamos em tecnologia voltada ao agro, o que vem a mente num primeiro momento são máquinas, softwares, mas a inovação em si vai muito além. Hoje a cooperariva tem várias iniciativas que envolvem genética, biotecnologia, manejo sustentável. Adotamos uma série de práticas recomendadas para os nossos clientes que contribuem para uma melhor performance e um melhor uso dos insumos”, comenta Wellington Xavier Furlaneti, gerente técnico da Integrada.

Na semana passada, ele participou da 15ª edição do projeto EncontrosFolha, organizado pelo Grupo Folha de Londrina, realizaddo no Centro de Eventos do Aurora Shopping, em Londrina (PR). O tema desse ano foi “Agricultura digital: a tecnologia como protagonista do campo”.

Na ocasiao, o gerente técnico da Integrada apresentou o trabalho da cooperartiva como fonte para transferencia de tecnologia, além de mostrar o portfólio de produtos e servicos e a conexao com startups e os hubs de inovação.

De acordo com ele, “tudo o que há mais novo – insumos, manejo, condução de lavouras, equipamentos, programas para auxiliar o dia da dia do cooperado – passam pela nossa base de testes em Assaí. Essa área serve de subsídio tanto para os cooperados como para o departamento técnico, já que muitas atualizações são realizadas lá. O profissional pode ver no campo a tecnologia em pleno funcionamento antes de fazer uma recomendação e levar para o noso produtor.”

A Integrada faz parte do Cocriago, sendo uma dos mantenedores do hub. Também integra os hubs AgTech Garage e o Cubo Itaú. “Estamos cada vez mais inseridos nesse contexto dos hubs para ampliar a relação com as startups e estar sempre antenados a agluma iniciativa que possa ser aplicada na prática do campo.”

A integrada promove anualmente, geralmente na primeira quinzena de fevereiro, o Dia de Campo Institucional, o Agrotec, que deve retomar sua edição presencial em 2023, com a presenca de parceiros e fornecedores da cooperativa que expõem o portfólio de produtos e servicos. “O produtor vê no campo os testes não só dos produtores, mas também consegue avaliar novos maquinários, novas tecnologias”.

A inovação passa também pela melhor tomada de decisão dos cooperados. A Integrada adquiriu, em 2007, 47 estações meteorológicas, com o intuito de trazer assertividade maior sobre a questao climática. “Isso é muito importante porque o produtor tem uma fábrica a céu aberto, e muitas vezes existe a dúvida. Trata-se de uma ferramente que tem contribuído muito”, conclui.


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br