Assaí

Postado dia 03/01/2011

Construção civil e alimentação cresceram mais, diz Massao Suguimoto

O advogado e contador Roberto Massao Suguimoto, 45, acredita que o governo Dilma Roussef pode adotar algumas medidas, como aumento da taxa de juro, como forma de conter a alta dos preços.

Em 2010, ele avalia que a economia foi puxada pelos setores de alimentação e construção civil, beneficiadas principalmente pelo programa “Minha Casa Minha Vida”.

Para esse ano, Massao Suguimoto defende que a injeção de recursos federais naquele programa federal voltado a moradia popular deve ainda continuar. No entanto, “não se sabe se esse ano (de 2011) será como a gente espera”, comenta.

A seguir principais trechos da entrevista concedida na tarde desta segunda-feira, 3:

Revelia: Qual sua avaliação em relação ao desempenho do comércio em 2010?

Roberto Massao Suguimoto: Acho que, de um modo geral, 2010 foi bom, tanto para o comércio quanto para a agricultura. Os agricultores tiveram um bom desempenho nesse ano, com destaque ainda para os segmentos de construção civil, gêneros alimentícios e para o setor imobiliário.

Revelia: A que você atribui o bom desempenho desses segmentos da economia em 2010?

Suguimoto: Tudo isso aconteceu em conseqüência de planos de governo, como o programa “Minha Casa Minha Vida”, e também por causa dos preços agrícolas que foi bom, principalmente da soja. Teve também o aumento no preço da arroba do boi que repercutiu positivamente na economia, e isso reflete para todo mundo.

Revelia: Isso significa que apenas alguns setores da economia se deram bem no ano passado?

Suguimoto: Apesar de o pessoal falar em crise, muita gente está bem, de um modo geral. Tirando esses setores da economia – material de construção e alimentação -, nos demais houve certa retração. Mas sempre sobra alguma coisa, para os demais segmentos, quando alguns setores vão bem. Se a construção civil e o ramo de alimentação vão bem, os envolvidos nesse segmento vão gastar. Pedreiros, eletricistas, encanadores estão ganhando mais do que nunca, e vão gastar em moveis e outros produtos e serviços, e isso movimenta a economia como um todo.

Revelia: Qual sua expectativa para a economia em 2011 principalmente em relação ao governo da presidente Dilma Roussef?

Suguimoto: Não se sabe se esse ano será como a gente espera. Mas, há possibilidade de a presidente Dilma aumentar a taxa de juro para conter um pouco a inflação.  A demanda por produtos está alta, em função da população comendo mais, comprando carro novo, vestindo melhor, e isso acabando refletindo nos índices de inflação. A restrição ao crédito seria então uma maneira de conter a inflação.


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br