Geral

Postado dia 26/02/2023 às 20:04:37

Famílias iniciam colheita de soja não transgênica no Norte do Paraná

Trabalhadores rurais promoveram no sábado (25) o ato que marca o início da colheita da primeira safra de soja não transgênica. Foto: Adriana Rodrigues (MDA)

Trabalhadores rurais promoveram no sábado (25) o ato que marca o início da colheita da primeira safra de soja não transgênica, em Centenário do Sul , Norte do Paraná.  Cerca de 3 mil pessoas participaram do evento nas comunidades Fidel Castro e Maria Lara na zona rural do município.  Os assentamentos 8 de Abril, do município de Jardim Alegre, e Novo Paraíso, em Boa Ventura de São Roque, começam as colheitas de suas lavouras nos próximos dias.

O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Carlos Fávaro e o  presidente substituto do Incra, Cesar Aldrighi, participaram da abertura da colheita.

Também presente ao Acampamento Fidel Castro, a deputada estadual Ana Júlia Ribeiro (PT) comentou, por meio da rede social, que "tive a honra de subir na colheitadeira junto com o Ministro do Desenvolvimento Agrário, por quem tenho muito carinho, @pauloteixeira13 e o Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento @carloshbfavaro, com a companhia do sem terrinha Joaquim".

Segundo a jovem deputada, "que alegria ver a agricultura familiar prosperando e produzindo comida saudável e sustentável pro nosso país. Reafirma que quem coloca comida na mesa dos brasileiros e combate a fome e miséria são os pequenos agricultores".

 Assentamentos para quem quer produzir comida

A área cultivada pela comunidade com sementes não modificadas geneticamente é de 200 hectares. Para a próxima colheita, o plano é ampliar a área de plantio para 1.500 ha. Já nos assentamentos 8 de Abril e Novo Paraíso a plantação ocupa 44,6 hectares. No município de Barbosa Ferraz a comunidade fez o plantio de três hectares de soja orgânica.

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, reafirmou o compromisso do governo com a criação de novos assentamentos. “Nós vamos voltar a fazer assentamento no Brasil para aquelas famílias que querem trabalhar na terra e produzir alimentos”. Teixeira também anunciou a retomada do Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar.

O presidente substituto do Incra, Cesar Aldrighi destacou que os assentamentos da reforma agrária tem papel fundamental na produção de alimentos para o combate a fome no Brasil. “Acreditamos na reforma agrária, na agricultura familiar e no papel do Incra como executor das políticas públicas de apoio as trabalhadoras e trabalhadores do campo”, disse.

Arroz orgânico

Famílias assentadas no Rio Grande do Sul preparam a 20ª edição da festa da colheita do arroz orgânico, em 17 de março. Há 20 anos os assentados ligados ao Movimentos dos Trabalhadores sem Terra (MST) produzem arroz livre de agrotóxicos. A produção é a maior da América Latina, segundo o Instituto Riograndense de Arroz (Irga). A festa acontece no Assentamento Filhos de Sepé, em Viamão, na região Metropolitana de Porto Alegre.

Veja Fotos


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br