Norte do Paraná

Postado dia 21/09/2023 às 12:43:14

Câncer voltou 3 vezes, mas terapia inovadora dá esperança: 'Nasci de novo'

Caio Bressan, de 17 anos, de Assaí (PR), tinha quase 10 quando descobriu uma leucemia linfoide aguda, um tipo de câncer no sangue. Ao longo de sua infância e adolescência teve de lidar com três recidivas (nome dado ao retorno da doença após algum tempo sem sintomas).

O câncer não dava trégua, e Caio já havia entrado em cuidados paliativos —quando o tratamento para a cura não tem resultados. Foi então que ele teve a indicação de uma terapia inovadora (e ainda pouco difundida no Brasil), que mudou sua história.

"Eu pude voltar a fazer tudo o que eu não podia. Estava em isolamento, não podia sair, ir para a rua, ficar no meio de muita gente. Agora, tive minha liberdade de volta."

O jovem foi submetido ao CAR-T Cell, um tratamento que combate o tumor com as próprias células de defesa do paciente. Ele passou pelo tratamento em janeiro de 2023.

"Medo eu nunca tive, mas foi um mix de emoções. É um novo tratamento, que pode ser a cura definitiva, e chegou na hora certa. Quando a doutora me apresentou e disse que eu estava apto, aceitei de primeira", disse ele, que mora em Assaí, no norte do Paraná.

A profissional que acompanha Caio é Antonella Zanette, médica responsável pelo serviço de transplante de medula óssea do Hospital Erasto Gaertner, em Curitiba. Segundo ela, o estudante tinha indicação para receber o tratamento, depois de ter uma recaída após o transplante de medula.

Tratamento por anos

O primeiro diagnóstico de Caio veio quando ele era uma criança e não tinha noção da gravidade da leucemia.

"Não entendia muito bem o que era isso. Não via o câncer como aquela doença que todo mundo tem medo e pensa que vai morrer. Fazia a quimioterapia, ficava ruim uns dias, mas logo já queria brincar."


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br