Notícias

Postado dia 21/09/2023 às 13:42:39

Caso das ações de juízes contra jornalistas do PR entra na pauta do STF

A presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Rosa Weber, pautou para esta sexta-feira (22/9), no Plenário Virtual, o início do julgamento da reclamação que trata da série de processos movidos por juízes contra o jornal Gazeta do Povo e jornalistas que atuam ou atuaram no veículo. 

As ações foram paralisadas em 2016 por decisão da ministra. Na ocasião, ela suspendeu os efeitos de condenações e o trâmite de processos judiciais padronizados movidos no Paraná contra o jornal e os profissionais de imprensa.

A ofensiva judicial dos magistrados do Paraná seria uma retaliação contra uma série de reportagens publicada pelo jornal. Nessa série, o veículo revelou que, embora os juízes e promotores recebam salários abaixo do teto, também recebem auxílios e benefícios como forma de "indenização", que não se submetem a esse limite. De acordo com as reportagens, juízes e desembargadores paranaenses ganham até 28% acima do teto.

Na reclamação, o jornal alegou que as ações em massa têm como objetivo punir a empresa e os jornalistas e, assim, evitar a publicação de novas reportagens desfavoráveis ao Judiciário do Paraná. Em 2016, a Gazeta do Povo recebeu um prêmio pela série de reportagens.


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br