Assaí

Postado dia 06/01/2011

Crise de valores e as manias de um povo mal educado

Há necessidade urgente de resgate de alguns valores, principalmente os relacionados à vida em comunidade.

Ao longo dos anos, as pessoas perderam o senso de civilidade e urbanidade, esqueceram a real noção de direitos e deveres daqueles que habitam em espaço coletivo.

Alguns exemplos dessa crise podem ser observados através de simples e corriqueiras situações do cotidiano.

Pessoas desrespeitam o espaço do outro quando estacionam seus automóveis em frente ao portão da casa alheia, prejudicando sua movimentação. E muitos desses casos tem se visto por aí.

Há aqueles ainda que queimam galhos de árvores, lixo orgânico e mesmo papel higiênico no fundo do quintal, e a fumaça sem rumo prejudica a saúde de um e de outro.

Sinal da perda de noção em relação ao espaço do outro se vê também nas noitadas e eventos públicos realizados na cidade. É por demais recorrente a abordagem do cidadão por aquele sujeito dizendo “pague uma aí”. Em muitos estabelecimentos não se tem o sossego então de se sentar com amigos e familiares estando livre de tais perturbações.

Atitude de um povo mal educado pode ser notada também através do lixo jogado em local impróprio e mesmo dos terrenos abandonados e cheio de mato. Além da desvalorização causada ao imóvel ao lado, a sujeira e matagal acaba também atraindo insetos de variadas espécies à casa do vizinho.

Eis apenas alguns exemplos de manias e atitudes de um povo mal educado, as quais têm se agravado em função da crise de valores a qual enfrentamos.

Tal problema deve ser urgentemente atacado e debatido pela família, escola e pela sociedade em geral.


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br