Norte do Paraná

Postado dia 07/01/2024 às 21:49:27

Municípios do Norte Pioneiro foram destaques de inovação em 2023

O Estado do Paraná figurou nos principais eventos de Inovação realizados durante o ano de 2023, incluindo os municípios do Norte Pioneiro que fazem parte do Sistema Regional de Inovação (SRI).

Um dos destaques do ano foi a indicação do SRI como finalista da 8ª Edição do Prêmio Nacional de Inovação, promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.

O Sistema Regional de Inovação do Norte Pioneiro concorreu na categoria de pequeno porte e modalidade Ecossistemas de Inovação, sendo este o segundo ano consecutivo que o SRI é indicado como finalista do evento onde, em 2022, foi grande vencedor do PNI na categoria estágio inicial.

O SRI Norte Pioneiro foi criado em 2016 e é composto pelos municípios de Andirá, Bandeirantes, Cambará, Carlópolis, Ibaiti, Jaboti, Jacarezinho, Joaquim Távora, Ribeirão Claro, Santo Antônio da Platina, Siqueira Campos e Wenceslau Braz.

O sistema mantém uma agenda anual, com diversas parcerias, que inclui extensa gama de programas, eventos e ações voltados a ambientes de inovação, missões técnicas, caravanas para os grandes eventos de inovação estadual e nacional, capacitações para lideranças, professores, startups e empresas, trilhas de inovação para potenciais empreendedores, e a realização da feira anual de empreendedorismo e inovação – que mobiliza milhares de visitantes e participantes e anexa uma série de sub eventos: a GeniusCon. E vem progredindo em seus esforços para implementar ambientes de inovação nos municípios e consolidar a cultura da inovação no Norte Pioneiro do Paraná.

 

SUSTENTABILIDADE

Além dos destaques para as ações de inovação, a região do Norte Pioneiro também foi destaque quando o assunto é sustentabilidade com cinco cidades aparecendo no ranking dos 500 municípios mais sustentáveis do Brasil.

Em agosto do ano passado, foi divulgado o Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades Brasileiras (IDSC/BR) que avalia a evolução dos mais de 5,5 mil municípios de todo o país em direção a agenda de sustentabilidade da ONU 2023.

No ranking divulgado pelo IDSC, ao todo aparecem 27 municípios paranaenses e, entre eles, cinco que estão situados na região do Norte Pioneiro. Joaquim Távora aparece na 341ª posição, Ribeirão Claro na 370ª posição, Cornélio Procópio na 450ª posição e Jacarezinho na 463ª posição, superando municípios como Astorga e Cascavel.

O grande destaque foi para o município de Siqueira Campos que, de acordo com o ranking do IDSC, foi considerada a cidade mais sustentável do Paraná. O município do Norte Pioneiro ocupou a 88ª posição entre os Top 500 superando cidades como Maringá, Pinhais e Londrina. Siqueira Campos obteve bons resultados na avaliação de critérios como acesso a água potável, produção e consumo de maneira sustentável, trabalho digno e desenvolvimento econômico, saúde e qualidade de vida entre outros.

 


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br