Política

Postado dia 29/02/2024 às 13:34:37

Câmara de Marilândia do Sul proíbe vereadora de defender voto em mulheres

O Movimento Vote Nelas declarou repúdio nessa terça-feira (27) contra o que descreve como um ato de “censura direta” na Câmara Municipal de Marilândia do Sul, no Paraná. O caso foi em 19 de fevereiro, quando o presidente da câmara, vereador Jean Bueno (PSD), disse à vereadora Cradenil Shibao (PTB) que ela não poderia usar uma camisa com a mensagem “Vote Nelas” em sessão oficial.

Cradenil confirmou que considerou o ato como uma censura. Jean, por sua vez, sustenta que a diretriz não se direciona especificamente ao “Vote Nelas” e que, em geral, não permite no plenário faixas, bonés ou camisetas a favor ou contra qualquer movimento.

O relato de Cradenil está exposto em ofício enviado à câmara municipal. Nele, a vereadora diz que foi abordada por Jean durante reunião dela com um assessor: “Vou te pedir para não vir com esta camiseta”. Cradenil conta ter argumentado que faz parte do Movimento Vote Nelas e que não estava pedindo voto para nenhum candidato específico, mas “em prol de mais mulheres na política”

Cradenil conta ter sido novamente advertida pelo vereador Jean antes da realização da sessão plenária da Câmara Municipal marcada para aquele mesmo dia, às 19h. O ofício diz que, novamente durante uma reunião de Cradenil com um assessor, Jean questionou “Eu não disse que não era para vir com essa camiseta?” e ameaçou não transmitir a sessão em vídeo. Depois, durante a sessão, o presidente da casa disse ter recebido uma recomendação da controladoria interna da câmara de Marilândia do Sul, para que os vereadores não façam “uso de faixas, camisetas, qualquer coisa que seja relacionado a política, para que a gente não faça uma promoção pessoal”, por conta das eleições municipais. “Então eu peço para os vereadores que não venham de boné, com nomes de candidatos, nomes de movimentos, camisetas, faixas, enfim, qualquer outra coisa do gênero”, completou. 

Cradenil, porém, diz que a recomendação foi apenas de cuidado para não se incorrer em autopromoção ou uso indevido de recursos públicos. Portanto, segundo ela, a camiseta “Vote Nelas” não se encaixaria.

Jean retomou o assunto em sessão da câmara municipal nesta segunda-feira (26). Após destacar que Cradenil não estava presente – a vereadora está de atestado médico, recuperando-se de uma dengue –, comentou o caso: “Enquanto eu for presidente e eu tiver o dever de disciplinar as sessões, assim eu vou fazer. Então não vai vir vestido da maneira que quer. Nem o juiz, nem o prefeito, nem ninguém”. Depois, deu um exemplo: “Vamos imaginar que o [vereador Jucelino Geraldo] Vilaça venha com uma camiseta: ‘Eu apoio Hitler’, ‘Eu apoio as atitudes do Hitler’. Jamais na minha vida eu vou deixar isso acontecer”.

O vereador Jean Bueno disse estar seguindo a orientação da corregedoria: “Eu tive uma recomendação do controle interno da casa – eu, como presidente – para tomar cuidado com algumas atitudes, dentre elas promoção pessoal, enfim, coisas do gênero, principalmente por ser ano político. Então isso não é especificamente para um ou outro movimento, mas sim para qualquer tipo”. Também disse não concordar com o uso em plenário de objetos que mencionem movimentos: “Sou vereador a quatro mandatos e entendo que esse não é função de vereador, então no plenário não permito faixas, bonés, camisetas que possam apoiar ou reprovar qualquer movimento”.

Jean também disse que Cradenil Shibao publicou uma postagem em rede social acusando-o de crime. A vereadora nega.

A porta-voz do Movimento Vote Nelas PR, Isabela Lustosa, disse ao Congresso em Foco que o incidente é “alarmante” e “ressalta a urgência em combater o machismo, a misoginia e a violência política dentro de nossas instituições públicas”. Também diz que a comparação com uma mensagem citando Adolf Hitler é “extremamente inapropriada e ofensiva”. Leia abaixo a nota, na íntegra.

íntegra da nota do Movimento Vote Nelas PR

“Em uma recente sessão ordinária na Câmara de Vereadores de Marilândia do Sul, Paraná, ocorreu um incidente alarmante que ressalta a urgência em combater o machismo, a misoginia e a violência política dentro de nossas instituições públicas.

A vereadora, uma proeminente liderança do movimento Vote Nelas PR, enfrentou uma censura direta à sua liberdade de expressão quando o Presidente da Câmara solicitou expressamente que ela não usasse a camiseta do movimento durante as sessões.

Agravando ainda mais a situação, o Presidente Jean Carlos Momente Bueno (PSD) fez uma comparação extremamente inapropriada e ofensiva, equiparando o ato de usar a camiseta “Vote Nelas” a um cenário hipotético em que um vereador vestiria uma camiseta com os dizeres “Vote em Hitler”. Tal declaração não apenas demonstra uma falta de compreensão sobre a importância da representatividade feminina na política, mas também trivializa as atrocidades históricas em uma tentativa de silenciar vozes femininas.

Reiteramos nosso repúdio a essa conduta e às declarações do Presidente da Câmara de Marilândia do Sul. O movimento Vote Nelas, uma iniciativa suprapartidária dedicada a ampliar a participação das mulheres na política, permanece firme em sua missão de ocupar espaços políticos com nossas ideias, nossa presença e nossas roupas, promovendo a inclusão e a igualdade.

Esse episódio reforça a necessidade de persistirmos na luta contra a discriminação e a violência de gênero e na promoção de um ambiente político mais inclusivo e representativo. Convidamos a comunidade e os meios de comunicação a se juntarem ao Vote Nelas nesta causa, reafirmando o compromisso com os princípios democráticos e o respeito mútuo.

Somos muitas, somos diversas e estamos prontas.

Movimento Suprapartidário no Paraná

Isabela Lustosa – liderança do mvto Vote Nelas Paraná e Nacional”

 

LEIA TAMBÉM:

Neusa Bomtempo ajudou a alavancar presença feminina na política em Assaí


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br