Veja Também -
Prefeito de Assaí deve demitir secretário ou assumir mentiras
Prefeitura de Assaí inventa evento em 2024, com foto de 2022, em publicação internacional
Das mentiras contadas por Assaí em relação à ONU
Assai não é membro da governança da Universidade Johns Hopkins
Prefeito que apoia Ratinho Jr. para presidente quer tomar o PT em Assaí
- Veja + Norte do Paraná
Norte do Paraná
Postado dia 03/06/2025 às 20:04:53
Prefeito de Assaí cita dificuldade de acesso à internet

Ao lado de gestores de importantes cidades do Brasil, durante o evento Smart City Business, São Paulo (SP), o prefeito Tuti Bomtempo (PSD), de Assaí (PR), mencionou a falta de conectividade como empecilho para o desenvolvimento de pequenas localidades pelo país afora.
Segundo ele, 30% da população assaiense não conta com acesso à rede mundial de computadores Na zona rural, tal índice chega a 90%, o que prejudica o trabalho de máquinario pesado autônomo, por falta de conectividade.
Uma das opções para democratizar o acesso à rede em todo o município seria por meio de internet via satélite. Porém, serviço oferecido por empresas como Starlink ainda é muito caro, disse o prefeito.
Fazendo juz a propaganda em estande do município, no Expo Center Norte, na paulista, como "uma das sete cidades inteligentes do mundo", Tuti Bomtempo ressaltou que Assaí tem focado principalmente em educação e em segurança pública, a partir da implantação de câmeras de monitoramento, reduzindo drasticamente a criminalidade na cidade.
O prefeito também destacou ações em saúde, trazendo mais comodidade à população, como agendamento de consulta por meio do WhatsApp e entrega de medicamento a domicílio, por agente comunitário de Saúde.
Como desafio a ser enfrentado, Tuti Bomtempo também listou a necessidade de retenção de jovens talentos na cidade, para que não acabem migrando para centros maiores.
Da roda de conversa também participaram os prefeitos Gerson Pessoa, de Osasco (SP), Igor Normando, de Belém (PR), e Anderson Farias, de São José dos Campos (SP), entre outros.