Veja Também -
Prefeito de Assaí deve demitir secretário ou assumir mentiras
Prefeitura de Assaí inventa evento em 2024, com foto de 2022, em publicação internacional
Das mentiras contadas por Assaí em relação à ONU
Assai não é membro da governança da Universidade Johns Hopkins
Prefeito que apoia Ratinho Jr. para presidente quer tomar o PT em Assaí
- Veja + Norte do Paraná
Norte do Paraná
Postado dia 06/06/2025 às 02:02:12
Projeto Arco da Terra deve gerar 500 empregos em Assaí

Com investimentos superiores a R$ 40 milhões, o Projeto Arco da Terra e Raízes deve gerar até 500 empregos iniciais, atraindo mais de 170 mil visitantes por ano.
A previsão de inauguração do empreendimento é até maio de 2032, em comemoração ao 100º aniversário de emancipação política do município de Assaí, no Norte do Paraná.
Nos próximos dias será instituída uma associação privada, que ficará encarregada da captação de recursos públicos e privados e de organismos internacionais para tal obra, assim como pela gestão e manutenção daquela estrutura que se tornará referência no Brasil e no exterior para turismo cultural, inclusão social e desenvolvimento econômico sustentável.
O projeto prevê a implantação do Parque Cultural Afro-Brasileiro, do Monumento Arco da Terra e Raízes (com 75 metros de altura), Parque Sensorial Quilombola, espaço infantil, boulevard arborizado, Centro Cultural Espaço de Memória e História, Feira de Artesanato e Gastronomia (Praça de Alimentação). O empreendimento destinará também área para empreendimentos comerciais e residenciais, aproveitando a valorização daquela região.
De forma a se preparar ao crescente aumento de turistas e de negócios, o projeto começará em breve a fomentar a geração de empregos voltados à produção de souvenirs (lembrancinhas), inclusive aproveitando o já construído Castelo japonês e tradição nipônica em Assaí e no Norte do Paraná, atendendo também àquele nicho.
O Projeto Arco da Terra e Raízes vai ainda oferecer cursos e bolsas de estudos nas áreas de dança, música, moda, artes visuais e gestão cultural, incentivando a formação de novos talentos e promovendo a inclusão social. Além disso, serão criados programas voltados para o empreendedorismo e economia criativa, permitindo que moradores da região desenvolvam negócios ligados ao turismo, cultura e preservação da memória histórica.
Com essas iniciativas, o projeto não apenas fortalecerá a identidade cultural de Assaí, mas também impulsionará o desenvolvimento sustentável, consolidando o município como um polo de referência nacional e internacional.