Veja Também -
Prefeito de Assaí deve demitir secretário ou assumir mentiras
Prefeitura de Assaí inventa evento em 2024, com foto de 2022, em publicação internacional
Das mentiras contadas por Assaí em relação à ONU
Assai não é membro da governança da Universidade Johns Hopkins
Prefeito que apoia Ratinho Jr. para presidente quer tomar o PT em Assaí
- Veja + Norte do Paraná
Norte do Paraná
Postado dia 24/06/2025 às 02:20:01
Assaí, reconhecida internacionalmente: prefeito detalha trajetória no "Brasil Urgente”

Na edição desta segunda-feira do “Brasil Urgente”, da TV Tarobá Londrina, apresentado por Cid Ribeiro, o destaque foi para a pequena — e agora internacionalmente reconhecida — cidade de Assaí, no norte do Paraná. Com cerca de 13 mil habitantes, o município foi anunciado como uma das sete finalistas ao prêmio “Comunidade Inteligente de 2025”, promovido pelo Intelligent Community Forum (ICF), dos Estados Unidos.
O reconhecimento global é reflexo de um ambicioso projeto que transforma educação em motor de inovação e desenvolvimento social. Durante a entrevista, o prefeito Tuti Bomtempo (PSD) compartilhou a metodologia que elevou Assaí a esse novo patamar. Em seu quarto mandato, o gestor afirmou que o segredo do sucesso está na aposta firme em tecnologia, ciência e, acima de tudo, na formação cidadã desde a infância.
“Tudo começa com a educação. A gente criou o conceito do Vale do Sol, onde escolas públicas, universidades e comunidade trabalham juntas para desenvolver soluções reais para os desafios da sociedade. E tem dado resultado”, afirmou o prefeito, visivelmente emocionado.
O programa exibiu uma reportagem especial de Silvano Brito, revelando a estrutura criada no Centro Estadual de Ensino Profissionalizante (CEEP) Maria Lydia Cescatto Bomtempo, onde funciona a Agência de Inovação do Vale do Sol. Estúdios de podcast, TV, laboratórios de tecnologia e oficinas de design gráfico são abertos a toda a população. Os alunos, que vão do ensino fundamental ao técnico, já participaram de eventos internacionais, como encontros promovidos pela ONU.
O ensino bilíngue — inclusive com língua japonesa — é outra marca do município. Crianças a partir da educação infantil são estimuladas a aprender novos idiomas, desenvolvendo desde cedo competências cognitivas e comunicacionais.
A inovação também se traduz em ideias simples e eficazes: como no projeto de um elevador inteligente idealizado por alunos de apenas 12 anos. Segundo Tuti, “temos verdadeiros mini-gênios em Assaí. Eles sonham, criam, constroem, e nós, como poder público, damos suporte para isso.”
O município já coleciona mais de 25 prêmios em dois anos e meio — e agora, disputa o posto de comunidade mais inteligente do mundo. A cerimônia final será realizada em dezembro, no Vietnã.
Durante a conversa descontraída com Cid Ribeiro, o prefeito destacou ainda os esforços para integrar educação, turismo e cultura: “Assaí é uma das maiores colônias japonesas do Brasil. O gestor municipal também destacou as obras de revitalização da avenida principal da cidade com traços orientais para valorizar essa herança e fomentar o turismo.
Cid encerrou o programa com elogios: “O prefeito aqui está fazendo história na cidade de Assaí. Que bacana. Fico muito feliz mesmo de ver pessoas inteligentes, com vontade de fazer. Eu sempre cobro a classe política aqui, faço bastante críticas, mas quando a gente tem um prefeito que tem vontade de fazer acontecer, a gente tem que elogiar. Eu faço questão de trazer aqui ao vivo, e mostrar as coisas boas da cidade de Assaí."